Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

"Ronaldo: Cuiabá será protagonista desta história"

Em entrevista exclusiva ao jornalista Diogo Carvalho, o maior artilheiro de mundiais elogia a capital de Mato Grosso e afirma que a cidade será beneficiada por sediar o maior evento esportivo do planeta.

“Copa não é só um grande evento esportivo, mas é um evento cultural também, onde haverá uma mistura de muitas culturas em um só lugar. Tenho certeza que Cuiabá e o Estado de Mato Grosso estão preparados para receber muitos turistas”. Foi com esse pensamento que o ex-jogador e membro do Comitê Organizador Local (COL), Ronaldo Nazário de Lima, em visita oficial a capital mato-grossense concedeu entrevista exclusiva ao jornalista Diogo Carvalho, que integra a equipe de Assessoria de Imprensa da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa).

O maior artilheiro da história da Copa do Mundo FIFA, ainda comentou sobre o turismo local, as vantagens de realizar uma Copa do Mundo e a importância da Arena Pantanal para o fortalecimento do futebol regional. 

O craque lembrou ainda da sua história na seleção brasileira de futebol e acredita que a equipe de Mano Menezes tem condições de buscar o hexacampeonato.


SECOPA: Qual é a importância de organizar uma Copa do Mundo no Brasil?
Ronaldo: Está sendo um desafio muito grande organizar essa Copa do Mundo no Brasil. A possibilidade que estou tendo de viajar e conhecer as sedes tem sido feita com muito orgulho e satisfação. 

Ver o entusiasmo do povo brasileiro com a Copa é fantástico! Observo isso nos operários, com o povo na rua e com as pessoas envolvidas diretamente com as obras. Está sendo maravilhoso participar disso.

 Uma pena que o tempo passou e eu não poderei estar como jogador, mas estarei dando a minha contribuição para a Copa do Mundo acontecer da melhor maneira possível.


SECOPA: Quais as vantagens e os benefícios de Cuiabá ser uma das sedes da Copa?
Ronaldo: Acho que não só para Cuiabá e o Estado de Mato Grosso, mas todas as cidades-sede tenho tido basicamente o mesmo discurso: que é importantíssima essa participação na Copa do Mundo.

 Infelizmente, a FIFA determinou o número máximo de sedes, mas seria importante também para outras cidades receber algum jogo da Copa do Mundo, não só pelo evento em si, mas pelo legado que a Copa vai deixar para as cidades.

 Grandes investimentos de infraestrutura, não só em estádio novo, mas também de mobilidade urbana, turismo, enfim, uma série de investimentos que a população vai se beneficiar mesmo com o fim da Copa, que é um evento que dura um mês, mas as obras duram por muitos anos. 

SECOPA: Qual a importância da Arena Pantanal para o crescimento do futebol mato-grossense? 

Ronaldo: Com a construção da Arena Pantanal irão surgir muitos outros patrocinadores querendo investir nos clubes mato-grossenses e reforçando esses clubes de modo que os investimentos serão altos e os clubes poderão melhorar o nível, subir de categoria, fazendo um Estado competitivo inclusive no futebol.

SECOPA: O Pantanal pode ser um diferencial para atrair turistas?
Ronaldo: Todas as cidades-sede são credenciadas para receber as seleções, inclusive na preparação para a Copa do Mundo.

 Copa não é só um grande evento esportivo, mas é um evento cultural também, onde haverá misturas de culturas em um só lugar. Com certeza o Pantanal, Cuiabá e o Estado de Mato Grosso estão preparados para receber muitos turistas.

SECOPA: O Brasil está se preparando, as cidades estarão mais modernas. Quais são as novidades e melhorias que o Brasil apresentará em relação às últimas Copas?
Ronaldo: As exigências da FIFA em relação à estrutura e infraestrutura das cidades são basicamente iguais em todas as Copas. 

Uma das grandes preocupações da FIFA é com a mobilidade urbana. O torcedor tem que chegar à cidade e no aeroporto e ter o transporte público de qualidade. Essas são as principais obrigações de uma cidade e uma das exigências da FIFA.

SECOPA: Com a sua experiência em quatro Copas do Mundo, qual a importância do voluntariado para o evento?
Ronaldo: Os voluntários são importantes em todos os sentidos, não só na Copa do Mundo e Olimpíadas e sim em todos os sentidos. Normalmente, o brasileiro é muito participativo e não está sendo diferente em todas as cidades. A gente espera um maior envolvimento da população de Cuiabá e do Estado de Mato Grosso para que o voluntariado também tenha uma contribuição importante na Copa do Mundo nas cidades-sede.

SECOPA: Você é um ex-jogador consagrado, bicampeão mundial pela seleção brasileira. Qual é o sentimento de entrar em campo, vestir a camisa amarela e representar o seu país em uma Copa do Mundo?
 
Ronaldo: A Copa é sempre um evento espetacular! As experiências que tive como jogador, disputando quatro mundiais, foram maravilhosas, inclusive nas derrotas. É sempre uma emoção muito grande participar de uma Copa do Mundo. Ali você encontra os melhores jogadores, as melhores seleções em um nível altíssimo, onde só vence realmente o melhor naquele momento. 

A seleção brasileira para mim sempre representou muito, sempre foi o maior orgulho vestir a camisa amarela. Eu sempre dei o exemplo que vestir a camisa da seleção brasileira é estar representando o país como se estivesse em um exército.

SECOPA: Hoje, com 15 gols marcados em Copas do Mundo, você é recordista mundial. Ser o maior artilheiro de mundiais é uma realização pessoal?
Ronaldo: Nunca almejei ser o maior artilheiro de todas as Copas. As coisas foram acontecendo e é um recorde bacana e muito interessante que me enche de orgulho. Porém, é um recorde que logo logo alguém vai bater, porque os recordes, afinal de contas, foram feitos para serem batidos. Depois de muito tempo eu consegui superar o alemão (Gerd Müller) que estava na frente. É um motivo de orgulho e não um objetivo a ser conquistado.

SECOPA: A Copa do Mundo do Japão e da Coréia do Sul, em 2002, foi o momento mais marcante em sua carreira?
Ronaldo: Para mim foi, pois conseguimos vitórias e uma conquista importantíssima, marcando muito gols. Marquei oito, sendo dois na final... então foi um momento marcante na minha carreira como atleta.

SECOPA: Com o apoio do torcedor, o Brasil poderá sair campeão jogando em casa? Além da seleção brasileira, você apontaria outra seleção favorita em 2014?
Ronaldo: Não tenho a menor dúvida que contar com o apoio da torcida vai ser muito importante. Estamos ainda todos desconfiados com a atuação brasileira, mas temos tempo para chegar à Copa do Mundo e voltarmos a ser campeões. A Espanha está jogando um futebol diferente e muito atrativo e com certeza chegará aqui como uma das favoritas.

SECOPA: Ronaldo você voltará a Cuiabá para assistir os jogos da Copa do Mundo?
Ronaldo: É uma honra estar em Cuiabá! Com certeza estarei aqui para assistir algum jogo da Copa do Mundo. Tenho a convicção de que 2014 será um ano importante para todo povo brasileiro e Cuiabá tem seu lugar no protagonismo dessa história.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos