Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 23 de agosto de 2014

"É dia de comemoração da música símbolo de Cuiabá com o 3º Festival de Rasqueado de MT"

O “3º Festival Folclore do Rasqueado de MT em  Cuiabá ” foi realizado nesta sexta- feira dia 22 de Agosto, das 8h às 22h, na Praça Ipiranga, com diversas apresentações artísticas culturais.
 
A rainha do rasqueado  Flor Morena anima o festival, dentre outros artistas ,como diversas apresentações culturais e musicais na praça Ipiranga, com feira de artesanato, exposição de trabalhos artesanais, culinária cuiabana e regional ,tudo isso  para a população e para todos aqueles que são apaixonados pelo Rasqueado de MT.
 
Terá música regional interpretada por vários artistas locais, dança, comidas regionais, declamação de poesias, exposição e comercialização de artesanato.
Além de brindes “presenteando” aqueles que estiveram na Praça Ipiranga em  Cuiabá, comemorando muito o festival.
Para celebrar o Festival de Rasqueado aqui em  Cuiabá, como também valorizar o rasqueado  de Mato Grosso.
Aqui esteve aqueles que são apaixonados pela cultura cuiabana e sobre tudo pelo rasqueado cuiabano, apoiando o evento como sempre Dona Janete Riva, Edmilson Maciel, as Mulheres do Artesanato em Ação, representadas pela Andréia Dias, a artista Margareth , o Adm. Régis Oliveira ,a turma do Gastão, o Secretário de Cultura, grupos de cururu da baixada cuiabana, Flor Morena  e outras personalidades participaram e animaram o festival.
Haverá ainda performances das artistas plásticas, musicais ,Também haverá exposição de arte em argila por Alair Fogaça e uma viola de cocho que será produzida em pedra pelo escultor Dogan.
O evento é uma realização de Margarete Xavier e Gastão Sonorização e Eventos, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT),com o apoio  da Futura Primeira Dama de MT ,dona Janete Riva, do Governador José Riva.
Dia do Rasqueado, nossa História:
O evento visa comemorar o Dia Estadual do Rasqueado, que de acordo com Lei Estadual nº 7.383 é celebrado no dia 07 de abril e em consonância com a Lei Estadual de nº 8.203 que torna o rasqueado música símbolo, bem como, valorizar a produção musical da cidade, por meio do incentivo e participação dos artistas da regiãoa realizarem o presente projeto. E o espaço é aberto ao público para quem quiser declamar o seu amor a Cuiabá.
O rasqueado começou após o fim da Guerra da Tríplice Aliança (Guerra do Paraguai), que com a retomada de Corumbá, os prisioneiros de guerra (paraguaios) e refugiados, ficaram confinados a margem direita do rio Cuiabá, hoje cidade de Várzea Grande, assim miscigenando-se. Considerado manifestação cultural como chinfrins (baile da ralé), fazia-se presente nas festas juninas, carnaval etc; Nsse tempo foi conhecida como: limpa banco, arrasta-pé,e obviamente rasqueado.
Após a proclamação da Republica, os senhores imperiais precisavam ser eleito pelo voto do povo, levou os coronéis a aproximar a elite com os ribeirinhos, acarretando nos primeiros “showsmicios”. Nos primórdios dos anos 20, com o crescimento da baixada cuiabana, aparece as primeiras zonas de prostituição, e as prostitutas cantavam os pré-rasqueado, e o siriri, época que quem tinha rádio eram apenas as famílias ricas, e as prostitutas eram filhas de famílias pobres. Do convívio destas com os coronéis e os músicos nos cafés, então saíram as partituras.
A entrada dos instrumentos de sopro (sax, trombone, trompete, clarinete, etc.) caracteriza com musica e dança urbana.
É dia de comemoração da música símbolo de Cuiabá com o 3º Festival de Rasqueado de MT:
Ainda nesse período a elite social abominava o rasqueado nos saraus, por considerar coisa de “gente de beira de rio”. Contudo, esse quadro discriminatório veio ser mudado nas décadas 30 e 40, com o Mestre Ignácio, Honório Simaringo, conjunto Serenata, e as pianistas Zulmira Canavarros e Dunga Rodrigues, infiltrando o rasqueado nas noites de sarau.
O rasqueado cuiabano uniu nos primórdios os refugiados ex-prisioneiros aos ribeirinhos matogrossense, e depois a elite imperial. Ao passar pelo ostracismo na década de 80, devido ao fluxo migratório dos sulistas no estado, voltou com força graças ao empenho de várias alas de músicos, exemplo, Henrique e Claudinho, Roberto Lucialdo, Vera e Zuleica.
Foi no começo do ano de 1993, com a realização do projeto Rua do Rasqueado de autoria do Guapo, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura, e a Cervejaria Cuiabana que o ritmo começou a popularizar. A partir desse momento, o rasqueado tem um novo impulso, surgem diversas bandas, como por exemplo: “Ventrecha de Pacu”,“Viola-de-Cocho”, entre outras. Surgem daí diversos eventos embalados pelo hino do rasqueado “Pixé”, composição do poeta Moisés Martins, com arranjo musical de Pescuma, e é neste período que a Rua do Rasqueado novamente toma fôlego, quando em 2009 é realizado o “I Festival de Rasqueado”.
Mestre Ignácio, Mestre Albertino, José Angêlo, Luís Cândido, Luís Marinho, Luís Duarte, Bolinha, Juca de Mestre,João Marinho, Requeng, Cinco Morenos, Conjunto Serenata, Zulmira Canavarros, Mariano Mônaco, Dunga Rodrigues, Honório Simaringo, Cesino de Matos, Tote Garcia, Vicente dos Santos, Namy Ourives e Edna Vilarinho.
Hoje o Rasqueado Cuiabano está representado pelos cantores e compositores, o Trio Pescuma, Henrique e Claudinho, Gilmar Fonseca, João Eloy e Nádia Neves, Dílson de Oliveira, Moisés Martins, Guapo, Vera e Zuleica, o Rei do Rasqueado o compositor, cantor e produtor musical Roberto Lucialdo, e cantora e compositora Flor Morena.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos