Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

"ARTIGO : As muitas caras de Mato Grosso"

 Em recente discussão sobre a cultura e o seu papel de integrar as diversas gentes de Mato Grosso muitas verdades novas vieram à tona. Por exemplo, começando por Cuiabá. A capital tem a sua cultura básica assentada sobre o Pantanal. É prá lá que corre o rio Cuiabá, o canal por onde os bandeirantes e mais tarde a ocupação da Baixada Cuiabana e do Médio Norte se deu. O Pantanal foi a região de Mato Grosso onde melhor se consolidou uma cultura econômica e humana fortes até meados dos anos 1980, quando a pecuária mudou-se para as pastagens formadas no cerrado.
            A história da navegação passa pelos rios pantaneiros Cuiabá e Paraguai, convergindo para a outrora poderosa Corumbá e dali para Nova Palmira no Uruguai, passando antes pela Argentina ou por Assunção, e caminho para o Rio de Janeiro, capital do país. Esse vai-e-vem comercial criou uma cultura que associada com a história da tradaicional pecuária pantaneira, resultou na formação econômica, política e cultural de Cuiabá.
            Da ocupação dos anos 1970 para cá, lentamente a cultura pantaneira foi morrendo junto com a migração dos bois pro cerrado, e a ligação praticamente cessou. Os registros estão morrendo ano após ano. Cuiabá ainda não se firmou como a capital cultural nem do Pantanal, tampouco, das regiões colonizadas ao longo desses últimos 40 anos, a maioria por migrantes vindos especialmente do Sul e do Sudeste.
            Essas regiões, por sua vez, estão em processo de consolidação econômica e cultural, e até mesmo humana porque são frutos de migrações de regiões diversas do Brasil desde os anos 1970. Há um Mato Grosso culturalmente desconectado que não se fala e ainda guarda velhos preconceitos. Gente com ranços históricos e preconceitos construídos ao longo do tempo.
            A integração cultural é o melhor caminho pra construir e unificar as identidades atuais do estado numa identidade única. Disposição há. Recentemente os humoristas cuiabanos Nico e Lau disseram-me que fazem enorme sucesso em Sinop, por exemplo, ou em Barra do Garças. Quer dizer, as pessoas querem se falar se tiverem oportunidade.
            Falta o que? perguntaria o leitor. Diria que falta só uma política cultural de integração com visão de longo prazo e não políticas de gestões políticas que duram só quatro anos.
            Mato Grosso e suas gentes de todas as regiões agradeceriam uma política cultural estadual e integradora. V
Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos