Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 25 de janeiro de 2015

"Em 2014, 62 jornalistas foram agredidos pela polícia"

Sessenta e dois jornalistas foram vítimas de violência policial em 2014, segundo o Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil, divulgado na quinta-feira (22) pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). O número representa 48,06% das 129 agressões registradas contra profissionais da comunicação no Brasil no período.

Cerca de 50% das agressões aconteceram durante manifestações, sendo 12,4% delas praticadas por manifestantes. Pelo segundo ano consecutivo, o Sudeste terminou o ano como a região que mais jornalistas são agredidos, com 55,81% do total de registros.

Cinegrafista atingido por artefato explosivo durante manifestação no Rio

Durante todo o ano passado, três jornalistas foram assassinados no Brasil em decorrência da profissão. Entre eles, o repórter cinematográfico da Band do Rio de Janeiro, Santiago Ilídio Andrade, atingido por um artefato explosivo, lançado por um manifestante durante um protesto popular realizado no dia 6 de fevereiro. O jornalista faleceu quatro dias depois.

Jornalista Pedro Palma, do Rio de Janeiro, assassinado a tiros, na porta
de casa

Os outros dois casos foram dos jornalistas Pedro Palma, do Rio de Janeiro, e Geolino Lopes Xavier, conhecido como Geo, da Bahia. Até o momento, as investigações da polícia apontam que os crimes foram cometidos “por encomenda” e os autores ainda não foram identificados.

Foram mortos, também, três radialistas, um blogueiro e quatro jornalistas em crimes não relacionados com o exercício da profissão.

O levantamento mostra que houve ainda 12 ações judiciais por cerceamento à liberdade de expressão, 11 de ameaças e intimidações e sete de agressões verbais.

Recorde – Segundo relatório anual da ONG internacional Repórteres Sem Fronteira (RSF), publicado em dezembro de 2014, o Brasil foi o terceiro país com o maior número de jornalistas assassinados na América Latina, com 38 mortes registradas entre 2000 e 2014. O México foi primeiro colocado, com 81 profissionais mortos.

A lista inclui jornalistas, blogueiros, comunicadores sociais e colaboradores de veículos de mídia. “Normalmente, os jornalistas são vítimas de sua vontade de denunciar a ingerência, as violações de direitos humanos, o crime organizado e a corrupção”, afirma o relatório.

Mundo – O relatório, no entanto, mostra um cenário diferente pelo mundo, onde a maior parte dos jornalistas é vítima de violência por atuar na cobertura de conflitos de guerra.

Em 2014, 66 jornalistas, 19 jornalistas-cidadãos e 11 colaboradores de meios de comunicação, foram assassinados em decorrência da profissão. Apesar de alarmante, o número é 7% menor que no ano anterior.

Segundo o relatório, 60% dos atentados contra jornalista ocorreram em zonas de conflito como a Síria. O estudo afirma que os assassinatos foram cometidos com “maior barbárie”, com o aumento considerável no número de sequestros, sendo usados, na maioria das vezes, “como forma de impedir que exista uma informação independente e de dissuadir os olhares exteriores”.

O relatório da Repórteres Sem Fronteira mostra que 139 jornalistas que tiveram que se exilar, o dobro do dado registrado em 2013. As detenções de jornalistas, enquanto isso, registraram em 2014 um aumento de 3%, para chegar aos 853 repórteres detidos.

Segundo o texto, os interrogatórios e detenções são considerados formas de “ataque à liberdade de expressão”.


 Flávia Umpierre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos