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terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

"Silvano cobra celeridade nas obras da travessia urbana de Sinop"

Em reunião com o senador Wellington Fagundes (PR), em Brasília, o deputado estadual Silvano Amaral, solicitou o intermediação do republicano na ANNT.
Preocupado com índice de acidentes e mortes que vem acontecendo com freqüência na travessia urbana do município de Sinop, o deputado estadual Silvano Amaral (PMDB), solicitou a intermediação do senador Wellington Fagundes na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para agilizar as obras de duplicação na cidade, numa extensão de 40 quilômetros da BR-163. A duplicação total da travessia está prevista para 2018, conforme a construtora Odebrechet, responsável pelas obras.
O caso mais recente de acidente, ocorrido na travessia urbana, em Sinop envolveu um motociclista de 22 anos. Ele pilotava uma motocicleta quando colidiu com a lateral de uma pick-up Fiat Estrada. O acidente aconteceu no dia 14 de fevereiro, no quilômetro 838 da BR-163. José Júnior dos Santos, que pilotava a motocicleta, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. De acordo com a Secretaria de Transporte e Trânsito Urbano (STU), entre janeiro e setembro de 2014 foram registrados 1.548 acidentes em Sinop. Acidentes com vítimas fatais foram quase 30.
“Pelo projeto, as obras devem ser entregues num prazo de cinco anos. Saímos agora do primeiro ano de investimento. Queremos antecipar a execução das obras porque Sinop tem a maior travessia urbana de Mato Grosso. São quase 40 quilômetros de via. E o que mais nos preocupa são os constantes acidentes e mortes que acontecem constantemente naquele trecho. Além disso, temos que considerar a importância da rodovia para o transporte de grãos no País e o grande potencial econômico do Estado”, avaliou Silvano.
O parlamentar explica que, a situação é crítica e já está beirando ao caos. Segundo ele, o caminho mais viável é recorrer à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por ser ela a responsável pelo Programa de Concessão de Rodovias Federais. “Para isso contamos com o apoio do senador Wellington, que nos garantiu total atenção. Ele sabe da realidade, já participamos de reuniões importantes sobre o tema e não tenho dúvidas que sua intervenção será de grande valia”, considerou o peemedebista.
Em novembro do ano passado, a pedido de Fagundes, uma Mesa Redonda foi realizada na cidade de Sorriso e contou com a participação da Comissão de Viação e Transportes da Câmara de Deputados (CVT), representantes da ANTT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Rota do Oeste, concessionária que venceu a licitação sobre os mais de 800 quilômetros da rodovia (entre Sinop e a divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul).
Na ocasião, o senador salientou que os debates que ocorreram sobre a duplicação da BR-163 foram importantes. “Ficou muito evidenciado a grande satisfação da sociedade com esse grande feito que é a restauração e duplicação dessa importante rodovia, o grande eixo de desenvolvimento. E a idéia é justamente transformar, de fato, a BR-163 numa rodovia segura para os usuários e o transporte das riquezas de nosso Estado. Este desenvolvimento ainda deve gerar oportunidades”, observou o republicano.
Convém destacar que o programa abrange 19 municípios e uma extensão de 821,6 quilômetros de duplicação da rodovia. São eles: Sinop; Vera; Sorriso; Lucas do Rio Verde; Nova Mutum; diamantino; Nobres; Rosário Oeste; Jangada; Acorizal; Várzea Grande; Cuiabá; Santo Antonio de Leverger; Campo Verde; Jaciara; São Pedro da Cipa; Juscimeira; Rondonópolis e Itiquira. A previsão é de que em 18 meses estejam prontas 10% das obras de duplicação, isto é, 43,4 quilômetros de duplicação.
CRONOGRAMA – Segundo informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no primeiro ano de trabalho a Odebrechet ficou responsável pela execução dos reparos no pavimento e acostamento; adequação da sinalização; recuperação dos elementos de segurança e recuperação emergencial de pontes, viadutos e drenagem.
Além, da implantação dos Serviços de Apoio ao Usuário (SAU); tratamento da faixa de domínio; cadastro de todos os elementos da rodovia e a realização de estudos de acidentes. Já entre o segundo e o quinto ano, o Programa prevê reforço estrutural do pavimento e acostamentos; reconstrução dos segmentos onde o reforço estrutural não seja suficiente; implantação da sinalização definitiva e recomposição ou substituição da drenagem.
E ainda, execução de terraplanos e obras de contenção e a implantação e complementação da iluminação nos principais acessos, trevos e entroncamentos, retornos, passagens subterrâneas, trechos urbanos, locais de travessia de pedestre e todas as passarelas. Lembrando que, o alargamento e adequação da OAE (Obras de Arte Especiais) ao TB-45 possuem prazos de sete anos para conclusão e que a regularização dos acessos e as desocupações da Faixa de Domínio possuem prazo de até 15 anos para conclusão integral.
Joelma Pontes

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