Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

"Wilson Santos quer sessão solene para comemorar 150 anos de Rondon"

Para marcar a comemoração dos 150 anos de nascimento do patrono das telecomunicações, marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, o deputado Wilson Santos (PSDB) requereu uma sessão solene da Assembleia para o próximo dia 5 de maio, no distrito de Mimoso. 
“Esta Casa de Leis tem o dever de avançar no comprometimento com seus heróis do passado”, disse Santos. Para o parlamentar tucano, “Rondon foi o maior brasileiro de todos os tempos”. Wilson Santos destacou o empenho do governador Pedro Taques na retomada das obras do Memorial Rondon, no Distrito de Mimoso, onde nasceu o patrono das telecomunicações em 5 de maio de 1865. 
“Rondon fez levantamentos cartográficos, topográficos, zoológicos, botânicos, etnográficos e linguísticos da região percorrida nos trabalhos de construção das linhas telegráficas. Por sua contribuição ao conhecimento científico, recebeu várias homenagens e muitas condecorações de instituições científicas do Brasil e do exterior”, disse o parlamentar. 
Conforme Wilson Santos, Rondon foi um dos mato-grossenses mais conhecidos do País. De origem indígena, ficou órfão ainda jovem e foi estudar na Escola Militar do Rio de Janeiro. Teve participação nos movimentos abolicionista e republicano. A sessão solene da Assembleia Legislativa em homenagem a Rondon terá a participação da Câmara de Vereadores de Santo Antonio do Leverger. 
Por seu trabalho de integração dos índios brasileiros, Rondon foi indicado para receber o Prêmio Nobel da Paz. A indicação está registrada em uma carta dirigida ao comitê do Nobel, sediado em Oslo, capital da Noruega, escrita por Albert Einstein em 1925. Na carta, Einstein diz que o trabalho de Rondon se concentrou na integração de tribos indígenas à civilização, “sem o emprego de armas nem de qualquer tipo de coerção”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos