Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 22 de março de 2015

"ARTIGO : Vozes das ruas"

Tem-se como do presidente do PMDB, deputado Ulysses Guimarães a histórica citação “a voz rouca das ruas”. Não é dele. É do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso quando registrou em 1997, "a voz rouca das ruas".  Dois anos depois, ele foi vítima dessa voz nos protestos "Fora FHC". Desta vez, o alvo da "voz rouca das ruas" é o PT e a presidente Dilma Rousseff.
Está bem claro desde 2013 que as ruas estão construindo uma voz. Queira ou não o Partido dos Trabalhadores, o PSDB, o PMDB, o governo de Dilma Rousseff, o Congresso Nacional ou qualquer outra voz que se erga contra. Por que a voz rouca das ruas retornou à garganta dos brasileiros? Em 2013 foram os jovens. Em 2015 foram os jovens e os adultos. No primeiro momento o governo tentou desqualificar que somente eleitores que não votaram em Dilma Rousseff foram às ruas. Depois negaram e ela própria admitiu que foram eleitores de todas as cores políticas.
Não foi só a péssima gestão que mobilizou milhares de pessoas a irem ás ruas numa tarde de domingo, habitualmente preguiçosa presa na tela da TV ou nos estádios de futebol, quando não numa soneca domingueira. Foi o conjunto difuso da indignação contra tudo. O que é esse tudo? É a inexistência de serviços públicos compatíveis com o volume de impostos pagos pelos cidadãos e pelas empresas. Saúde, educação e segurança predominam nessa lista e nesta ordem. Depois de serviços públicos vem a corrupção e depois outras inúmeras queixas. Se individualmente elas tem peso, no conjunto tornam-se o mote que levou massas de gente às ruas.
Ficou bem claro que o governo, o Congresso Nacional e os partidos políticos fizeram cara de quem não entendeu, que é para desqualificar os protestos. Aliás, essa é uma tática histórica da esquerda: desqualificar a importância daquilo que não lhe agrada. Mas pode ter outro significado muito mais sério: alienação em relação à realidade.
Em 2013 o governo, o Congresso Nacional e os partidos fingiram ter-se emocionado com milhares de jovens nas ruas. Mas logo esqueceram e tudo voltou ano normal. Desconheceram a existência da “voz rouca das ruas”, que voltou e parece tomar consciência de que poderá voltar sempre que necessário. A queda da Bastilha se deu sob o movimento da vou rouca e indignada de uma França de joelhos no século 18.
O que não se pode mesmo é desconhecer a formação de uma identidade política dentro dessa voz rouca das ruas.
Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos