Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 18 de março de 2015

"Eleito presidente da Comissão Especial, Nilson Leitão defende intensificação dos debates sobre a PEC 215"

Deputado diz que os trabalhos da comissão serão conduzidos com equilíbrio para buscar igualdade nos direitos de produtores e índios. 
Foi instalado na tarde desta terça-feira (17), na Câmara Federal, a Comissão Especial destinada apreciar e proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 215/2000 que trata sobre questões indígenas. O deputado Nilson Leitão (PSDB/MT) assume a presidência da Comissão ao lado do deputado Nelson Marquezelli (PTB/SP) como 1° vice-presidente, deputado Bilac Pinto (PR/MG) como 2° vice-presidente e deputado Luiz Nishimori (PR/PR) como 3° vice-presidente. 
Mesmo com o intenso debate em torno da Proposta, ano passado a Comissão Especial foi arquivada devido ao fim da 54° Legislatura e, por falta de tempo hábil, o relatório final não chegou a ser apreciado. Com o desarquivamento assinado pela Presidência da Câmara, a Comissão retoma seus trabalhos com o mesmo objetivo: buscar um consenso diante da situação que tem causado diversos conflitos no país. 
Para o presidente eleito Nilson Leitão a contenda que foi criada em torno da PEC não é verdadeira e acaba empobrecendo o índio. “Nós vamos tratar a comissão de forma equilibrada, democrática, ouvindo todos os lados, mas colocando na mesa a verdade sobre o Brasil. Não está bom do jeito que está e precisamos debater o assunto”, diz. 
Durante os últimos anos o Brasil tem vivido uma constante insegurança devido às demarcações de terras promovidas pelos órgãos responsáveis. Atualmente o país possui mais de 81 áreas que passam pelo processo de análise o que soma um total de 4,7 milhões de hectares, sendo que, 476 terras já foram homologadas totalizando 105,1 milhões de hectares, quase um oitavo do território Brasileiro. 
A comissão tem como finalidade debater as questões indígenas e proferir parecer
para que a proposta siga ao plenário para votação. Caso seja aprovada, passa a ser competência exclusiva do Congresso Nacional a aprovação de demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pelos índios e a ratificação das demarcações já homologadas, regulamentando por lei os critérios e os procedimentos. 
 “Há conflitos, mortes no campo de produtores e índios, o que significa que o atual modelo de legislação que está sendo usado para as demarcações não é bom. O que nós queremos fazer é discutir esse modelo para que possamos aprimorá-lo, melhorar para fazer com que o índio e o produtor se sintam seguros em todos os sentidos. Essa PEC vai dar a oportunidade para o Brasil conhecer de fato qual a realidade do índio brasileiro, mas também do produtor”, defende Leitão. 
A Comissão Especial é composta de 26 membros titulares com igual número de suplentes e terá a duração máxima de 40 sessões do Plenário para proferir parecer, somente depois a PEC segue para apreciação no plenário. O presidente marcou a primeira reunião deliberativa para o próximo dia 24 de Março e disse que os trabalhos serão contínuos ao que já vinha ocorrendo no ano anterior com “os debates que não foram encerrados e abrindo espaço para novas ideias que precisam ser discutidas”.
ZF PRESS 

Humberto Frederico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos