Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 20 de março de 2015

"Licenças Ambientais de médio e baixo porte serão de responsabilidade do município em Barra do Bugres"

O prefeito Julio Florindo encaminhou aos Vereadores e estes, por unanimidade, aprovaram nesta quinta-feira (19) o Projeto de Lei que regulariza a Política Municipal de Gestão Ambiental do Município de Barra do Bugres. 
A Lei regula os direitos e deveres quanto à proteção, controle, preservação e recuperação do Meio Ambiente no Município, integrando-o ao Sistema Nacional do Meio Ambiente. No caso, será de responsabilidade do município viabilizar ações, recursos, estrutura e material para a execução dos objetivos. 
O SIMGEPEA – Sistema Municipal de Gestão e Proteção Ambiental será coordenado pelo prefeito municipal, composto por alguns órgãos, dentre eles, o Conselho Municipal de Meio Ambiente como órgão consultivo e deliberativo e demais Secretarias Municipais como colaboradores. A competência da gestão e seus objetivos serão cabíveis a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo através do Departamento de Meio Ambiente. 
Do ponto de vista municipal, o SIMGEPEA trará benefícios quando estiver
totalmente instalado. Segundo informou a Secretária de Turismo Viviane Ribeiro, o sistema proporcionará a descentralização da SEMA onde a arrecadação com impostos, tarifas e outras taxas trarão recursos ao município de Barra do Bugres já que a responsabilidade quanto a cobrança e contabilidade de receitas provenientes dessas cobranças ficarão sob gerência do município, destinado ao Fundo Municipal de Meio Ambiente. Os recursos desse fundo deverão ser aplicados na sustentabilidade e manutenção exclusivamente do SIMGEPEA. 
Já para os cidadãos que precisavam e dependiam dos serviços de autorização para eventuais obras e outras movimentações pela qual a SEMA era responsável, deverão num futuro próximo procurar o SIMGEPEA no município de Barra do Bugres que assumirá todas as liberações de licenças de médio e baixo potencial. Tais licenças estão ligadas às áreas de agropecuária, mineração, infra-estrutura no quesito de parcelamento do solo em construção civil; licenças comerciais e serviços e também de indústrias diversas. 
“Não irá ter uma mudança nas questões da Lei Ambiental a qual já está vigorando. Apenas a responsabilidade da aplicabilidade dessas Leis quanto à fiscalização e cobrança de taxas passará a ser do município que também destinará e aplicará os recursos no próprio município. Os que precisavam de uma licença de porte médio ou baixo não dependerá mais da Sema o que implicaria num deslocamento até a capital para dar andamento no que fosse de sua responsabilidade, já com a descentralização essas licenças são conseguidas aqui no município de Barra do Bugres. Importante ressaltar que esses recursos serão aplicados no município”, explicou a Secretária de Turismo Viviane Ribeiro da Silva. 
Para o prefeito de Barra do Bugres, Julio Florindo, a política municipal de proteção ambiental tem como objetivo manter o meio ambiente equilibrado, buscando o desenvolvimento sustentável. “A descentralização deverá fornecer diretrizes ao poder público e à coletividade para a defesa, conservação e recuperação da qualidade e salubridade ambiental. Também a conservação e utilização racional dos recursos naturais para as presentes e futuras gerações cabendo a todos o direito de exigir a adoção de medidas nesse sentido. A municipalização do licenciamento ambiental, facilitará o processo para empreendedores e melhorará a arrecadação municipal”, afirmou o prefeito. 
BENEFÍCIOS DA DESCENTRALIZAÇÃO 
Dentre os benefícios da descentralização estão a diminuição das demandas por Licenças Ambientais na SEMA, baixo custo com taxas e serviços e também, segundo estudo, aumenta a eficácia do Controle Ambiental, já que técnicos locais conhecem melhor a região. Dentre outros também se considera a otimização do uso dos recursos públicos e a simplificação e agilidade no processo de licenciamento ambiental. 
A partir de agora, a prefeitura de Barra do Bugres deverá dotar, como manda a Lei, o SIMGEPEA para oficialmente descentralizar da Sema e passar as responsabilidades para o município. Cidades como Tangará da Serra já adotaram o sistema e, segundo o Secretário de Turismo José Bernardino em conversa com a Secretária de Turismo de Barra do Bugres Viviane Ribeiro, “...a cidade só tem a ganhar”, afirmou.
Informações: Secr. Turismo Barra do Bugres - (65) 3361-1921

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos