Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 1 de maio de 2015

"Acessibilidade do voto eletrônico na Câmara ganha repercussão na Espanha"

Diversos sites informativos no Brasil e na Espanha divulgaram neste mês o progresso obtido pela Câmara dos Deputados quanto à acessibilidade. A Casa buscou aperfeiçoar uma ferramenta que permitiu à deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), tetraplégica, participar da eleição da Mesa Diretora, no plenário Ulysses Guimarães, com facilidade, segurança e sigilo.
A ferramenta HeadMouse, originalmente desenvolvida pelo Grupo de Robótica da Universidade de Lleida, da Espanha, permite que pessoas com limitações motoras possam controlar o mouse do computador por meio de movimentos da cabeça e gestos faciais. Com acesso livre e gratuito, a tecnologia já é utilizada em 400 mil computadores de todo o mundo.
O Centro de Informática (Cenin) já havia desenvolvido para os parlamentares os sistemas de segurança biométrica. No caso da atual 3ª-secretária, Mara Gabrilli, a equipe do Cenin optou pelo HeadMouse, devido à velocidade, confiabilidade e facilidade de uso, e realizou aperfeiçoamentos quanto à segurança e ao sigilo, mesmo que a deputada fosse observada a curta distância. Com pequenos movimentos, como um apertar de lábios, ela define o voto com auxílio de uma câmera acoplada ao computador (webcam), sem contato físico com outros dispositivos.
Da Redação - RCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos