Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 26 de maio de 2015

"Fabris intervém e MEC garante universidade federal para Rondonópolis"

Proposta será incluída no próximo ciclo de expansão das Universidades Federais realizado pelo Ministério da Educação.
A criação e implantação da Universidade Federal de Rondonópolis – UFR será incluída no próximo ciclo de expansão das Universidades Federais. A garantia é da diretora substituta de Desenvolvimento da Rede de Institutos Federais de Educação Superior, do Ministério da Educação – MEC, Dulce Maria Tristão, em resposta à indicação 203/2015, de autoria do deputado Gilmar Fabris (PSD).
O parlamentar defende a autonomia da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Rondonópolis, e pede apoio à bancada federal junto ao Ministério da Educação, para melhorar a oferta do ensino superior aos estudantes da região Sul. O documento, aprovado em Plenário, foi encaminhado em março deste ano.
“O projeto ora analisado é pertinente, devendo ser inserido no próximo ciclo de expansão das universidades federais, o qual deverá conter um planejamento estratégico que articule a continuidade da interiorização da educação superior pública, envolvendo não apenas as universidades federais, como também os institutos federais e respectivos campus”, diz trecho do ofício 025/2015, assinado pela diretora.
Chamada de Universidade Federal de Rondonópolis, Dulce Tristão alerta para a necessidade de alteração para um nome que reflita a abrangência regional da instituição. Pois, segundo ela, não é política do MEC vincular o nome da universidade ao do município.
Fabris argumenta que a proposta está embasada nos inúmeros pedidos feitos pela população, que enfrenta dificuldades para cursar o ensino superior. “Sabemos que a demanda é muito grande. Por isso, defendemos mais atenção dos governantes para a área educacional”, disse Fabris.
O Ministério da Educação aprovou no ano passado o Plano Nacional de Educação. Desde então, determinou estudos em diversas regiões do país para a verificação do vazio de vaga pública e elaboração do planejamento e expansão das universidades federais. “Acreditamos que essa proposta seja consolidada no segundo semestre de 2016”, explicou o coordenador Geral de Expansão e Gestão das IFES, Antônio Simões Silva, ao acrescentar que o processo ainda esbarra na questão orçamentária. Contudo, destaca como avanço o apoio do Conselho da UFMT.
RONDONÓPOLIS – Segunda maior economia de Mato Grosso, Rondonópolis está na região Sul, que tem 443 mil habitantes, sendo 20 mil estudantes no Ensino Médio. Atualmente, o campus da UFMT no município, que deverá ser desmembrado com a obtenção da autonomia, atende 5,4 mil estudantes, ofertando 21 cursos de graduação, inclusive de Medicina, além de três mestrados e um doutorado interinstitucional. Há previsão da criação do Comitê Pró-Universidade Federal de Rondonópolis, composto pela comunidade acadêmica e diversos setores da sociedade civil e por toda classe política do sul do estado.
ITIMARA FIGUEIREDO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos