Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 29 de junho de 2015

"Presidente defende teto para doações de empresas a partidos"

Na entrevista à Associação de Correspondentes Internacionais nesta sexta-feira (26), no Rio de Janeiro, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, também abordou temas como a reforma política e a relação do Congresso Nacional com o Poder Executivo.
Após a aprovação em primeiro turno da proposta de reforma política que, entre outros pontos, libera doações de empresas a partidos políticos, o presidente disse que é necessário fazer mudanças na legislação ordinária, como estabelecer um teto para essas doações.
Entre os pontos defendidos por Eduardo Cunha, está proibir empresas de doar exclusivamente para um partido e vedar doações de empresas que tenham contratos com a administração pública. Ele se disse favorável, também, à redução do período de campanhas eleitorais e a novas regras para a propaganda política na TV, com o objetivo de baratear os custos de campanhas. Porém, o presidente voltou a defender o financiamento empresarial: “A democracia tem custo e alguém tem que pagar esse custo.”
Relação com o Executivo
O presidente negou que esteja fazendo oposição ao governo ao aprovar medidas contrárias aos interesses do Palácio do Planalto. Ele lembrou que o PT foi um dos poucos partidos a ficar contra propostas como a que regulamenta a terceirização da mão de obra e a que reduz a maioridade penal: “O partido dela [de Dilma Rousseff] não tem condição de governar sozinho.”

Cunha voltou a afirmar que a parceria entre PT e PMDB “está na UTI”, e defendeu que seu partido lance candidato próprio nas próximas eleições presidenciais. “Time que não joga não tem torcida. Nossos projetos têm de ser do conhecimento da população”, afirmou. Sobre a possibilidade de ser ele o candidato peemedebista, Cunha disse que vive seu dia a dia de presidente da Câmara, “e não de ambições futuras”.
Petróleo do pré-sal
De acordo com Eduardo Cunha, assim que o Senado votar a proposta que tira da Petrobras a condição de operadora exclusiva da exploração do petróleo na camada do pré-sal, o texto será votado na Câmara. Se a outra Casa não analisar a matéria ainda neste semestre, Cunha afirmou que a Câmara tratará do assunto no próximo semestre. O texto, que acaba com a obrigação de a Petrobras ter participação mínima de 30% nos consórcios de exploração do pré-sal, poderá ser votado no Senado na próxima semana.

Na avaliação do presidente da Câmara, a mudança do modelo de concessão para o regime de partilha, feita a partir da descoberta de petróleo na camada do pré-sal, foi um erro.
Crise energética
Eduardo Cunha criticou a condução da política energética adotada pelo governo federal, em 2012, para reduzir a conta de luz. Segundo o presidente, foi uma política equivocada, que desestimulou investimentos e fez o consumidor pagar a conta da falta de chuvas. “Se estivéssemos em período de crescimento econômico, poderíamos ter problemas no fornecimento de energia elétrica”, alertou.

Política externa
Cunha comentou a visita da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos, na próxima semana. O presidente lembrou que a Câmara aprovou, nesta semana, três acordos internacionais entre os dois países. Para Cunha, o país precisa mudar sua política externa e fazer mais parcerias com os Estados Unidos e a União Europeia. “Incomoda a mim e ao meu partido a opção de privilegiar entes como a Venezuela, em detrimento da relação com países de Primeiro Mundo”, disse.
Reportagem – Paula Bittar
Edição – João Pitella Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos