Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 26 de julho de 2015

"ARTIGO : Nada do que foi será"

 Tomo emprestado de Lulu Santos o seu verso da canção “Como uma onda”. “Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia. Tudo passa. Tudo sempre passará”. E do sábio cancioneiro caipira Adalto dos Santos, o belo verso da canção “Triste Berrante”: “mas sempre foi assim e sempre será. O novo vem e o velho tem que parar”.  Cito as duas canções voltando ao tema das atuais transformações pelas quais passa o país. O velho que precisa parar é um conjunto de velhos comportamentos que de repente caíram de moda. 
Vou citar alguns, mas a lista é imensa: a corrupção, a burocracia, a falta de ética, o sindicalismo ideológico, o sistema de representação política que elege vereadores, deputados estaduais e federais, os partidos políticos, os modelos de gestão pública, a educação fora da sintonia, a escola pública sucateada, as universidades prisioneiras de ideologias, o corporativismo de classes no serviço público, a saúde abandonada e sem projeto, a justiça alheia à sociedade, empresários anti-éticos, o sistema penitenciário, os modelos de polícias, os sistemas de trânsito e de vias do trânsito nas cidades, a predominância do veículo sobre as pessoas, o desinteresse da sociedade pelo seu próprio destino, família alheias à educação dos filhos, instituições privadas custeadas com dinheiro público que se desviam da sua função. Poderia citar outro tanto. Mas basta.
            Enquanto esse sistema milenar e em alguns casos centenários, estão em decadência, a própria sociedade constrói um modelo positivo e futurista. Não é a sociedade toda, claro. Mas se um lado do balanço está caindo, o outro está subindo. Vamos a um exemplo polaraizador. A Operação Lava Jato é uma grata surpresa porque enquadrou a elite das empreiteiras brasileiras que construíram canais de desvio de recursos pública para si e para financiar o sistema de partidos políticos e os representantes parlamentares. Estão na malha e sem chance de saírem. “Nada será como antes”, de novo. Juízes novos, comprometidos e preparados intelectualmente substituem dinossauros alheios. O mesmo com policiais federais, procuradores de justiça que crêem na justiça. Aqui e ali parlamentares desse novo perfil. Profissionais liberais e até, pasmem, gestores públicos! A sociedade cobra posições e execra ladrões...!
            Olho para o futuro com respeito. Não será na minha geração que o Brasil ficará eticamente pronto. Mas começou. De novo merecem respeito os dois compositores: nada será como antes, porque o novo vem e o velho tem que parar. Esperanças no ar.
Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso
onofreribeiro@terra.com.br   ww.onofreribeiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos