Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

"Polícia Militar forma a primeira turma de soldados tecnólogos em Segurança Pública"

A Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar de Mato Grosso (ESFAP/PMMT) está formando a primeira turma do Curso Superior de Formação de Soldados, com habilitação de Tecnólogo em Segurança Pública. No total, 615 novos soldados estão concluindo o curso.
No ano passado, o curso obteve autorização de funcionamento, após uma inspeção de doutores em Educação, ligados ao Ministério da Educação (MEC), que atribuíram nota 4,3 qualificando a unidade de ensino da PMMT como Instituição de Ensino Superior (IES). A nota máxima é 5,0.
Conforme explica o diretor da IES, tenente-coronel James Ferreira, o curso superior para soldados é uma iniciativa pioneira no Brasil, que tem despertando o interesse de policias militares de outros estados.
“A formação dos profissionais de segurança pública tem passado por um processo positivo de mudança. Este curso é um exemplo dessa evolução. Hoje, a PMMT está entregando para a sociedade os profissionais capacitados em nível superior: conscientes, críticos e, cada vez mais, humanizados para atender as demandas rotineiras de forma polivalente”, disse o tenente-coronel James.
Para o soldado Ellyer Campos, tanto os formandos quanto a instituição e a sociedade ganham sobremaneira com a iniciativa. “Essa carga de conhecimento intelectual contribui muito para o bom desempenho do trabalho. Ajuda-nos a lidar com os problemas enfrentados no dia-a-dia e na forma de se reportar melhor com o
cidadão”, falou.
O tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Ellyer foi “as múltiplas faces da violência escolar”. “Foi importante abordar o papel da segurança pública nas escolas e os fatores que colaboram para esse quadro”.
O soldado Santos reforçou a relevância do curso e disse que desenvolveu seu TCC baseado na importância da saúde física para o desempenho dos policiais em serviço. “O curso, por si só, já foi bem instrutivo. Mas ter esse incentivo para a pesquisa acadêmica é essencial para colaborar com a ciência e o trabalho policial em sua rotina diária”, afirma.  
De acordo com a professora doutora em Psicologia Social, Cleide Ester de Oliveira, integrante do corpo docente da ESFAP, a formação é um avanço na corporação. “Tornar o policial mais cidadão para atuar nos diferenciados segmentos da sociedade é bastante positivo. Há bastante dedicação aqui”.
Encerrando a carga horária teórica, os soldados formandos apresentaram seus TCCs na semana passada, quando abordaram temas relacionados à Segurança Pública, como: Direitos Humanos, proteção dos grupos vulneráveis e minorias; violência, criminalidade e prevenção; técnicas e tecnologias não letais de atuação policial; qualidade de vida e; cultura jurídica aplicada à segurança pública e outras áreas temáticas.
De acordo com o catálogo de cursos superiores do MEC, o Tecnólogo em Segurança Pública é o profissional que atua nas áreas de política, gestão, planejamento e técnicas operacionais no âmbito do sistema de segurança pública. Tendo por base os princípios da cidadania, dos Direitos Humanos e da cultura de paz em relação às atividades de prevenção e enfrentamento de conflitos contemporâneos.
A solenidade militar de formatura da primeira turma de Tecnólogos em Segurança Pública irá ocorrer no próximo dia 28, no Ginásio Aecim Tocantins, no bairro Verdão. Para o próximo semestre, o Governo do Estado está convocando mais 600 alunos. Para oferecer o curso, a ESFAP tem parceria com a UFMT e escolas de defesa pessoal na Capital.
ZF PRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos