Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 20 de junho de 2017

"TRANSGÊNICOS: Soja mato-grossense é bem aceita na China assim como em Mato Grosso"

Apesar do cultivo de plantas modificadas vir sempre acompanhado de polêmicas o professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) Eduardo Oenning, doutor em Engenharia de Produção, já constatou em suas pesquisas que os consumidores mato-grossenses, por exemplo, não se importam em consumir óleo feito de soja transgênica. Neste caso o estudo foi realizado com 200 consumidores escolhidos aleatoriamente com idade superior a 18 anos, em vias públicas, próximo a supermercados do centro da cidade e praças de Cuiabá com grande volume de pessoas na cidade de Cuiabá-MT. Todos os participantes entrevistados eram consumidores de óleo de soja.
Segundo Oenning a soja é uma cultura cultivada especialmente na região Centro-Oeste do Brasil, sendo uma das atividades que mais movimenta o setor econômico em virtude do menor preço e da alta disponibilidade no mercado interno. "O óleo é o subproduto mais consumido e, devido à grande concorrência existente entre as empresas na indústria de alimentos, a diferenciação dos produtos é de grande importância para garantir destaque econômico às empresas deste segmento", justificou o professor.
Oenning afirmou ainda que neste sentido, a presença de características visuais de um produto e o estudo sobre a preferência de consumo é de grande interesse para a literatura e para estruturação de estratégias de marketing. Ao avaliar os atributos da embalagem do óleo de soja em uma de suas pesquisas ele concluiu que o atributo de maior importância relativa foi a informação nutricional (42,04%), seguido por formato da embalagem (28,60%), marca (15,70%) e tipo de soja, se transgênica ou não transgênica (13,66%).
Depois dessa constatação, o professor vem avaliando em seus novos estudos se os consumidores mato-grossense simplesmente não se importam em consumir produtos feitos de soja transgênica ou se não sabem distinguir o tipo da soja por meio do símbolo presente nos rótulos.
O principal consumidor da soja transgênica brasileira exportada é o mercado Chinês, mas o mercado mundial não é muito receptivo ao produto. A maioria dos países europeus e asiáticos não compram as safras com medos de danos biológicos.
A consultoria Céleres, especializada na análise do agronegócio brasileiro, divulgou recentemente a previsão de ótimos índices de produtividade para a safra 2016/17 nas três culturas analisadas: soja, milho e algodão. Para a safra o produtor mato-grossense aproveitou os aspectos climáticos favoráveis e aprimorou ainda mais seu manejo investindo em elevados níveis tecnológicos, o que inclui a adoção de sementes transgênicas.
Segundo o terceiro e último levantamento de adoção da biotecnologia agrícola no Brasil a Céleres ainda apontou que a área com cultivares transgênicas de soja atingiu 32,7 milhões de hectares (3,9% superior à safra 2015/16) ou 96,5% do total semeado.

por Hemilia Maia
Foto por: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos