Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 11 de julho de 2017

"CREA-MT sedia debate sobre os desafios do saneamento"

A presidente do CREA-MT, Kateri Felsky dos Anjos participou nesta segunda-feira (10), juntamente com representantes de várias entidades públicas e privadas, universidades, profissionais e estudantes de engenharia sanitária e áreas afins, do Ciclo de Debates "Desafios do Saneamento Ambiental no Brasil", promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES. O evento aconteceu no auditório do CREA. “A realização deste evento aqui no CREA é importante, pois além de trazer para discussão um tema relevante, que é questão dos desafios e a situação do saneamento no país, também ajuda a aproximar cada vez mais o Conselho dos profissionais e futuros profissionais e, ainda capitanear novos membros para entidades de classe, fortalecendo a atuação do Conselho no Estado”, destacou a presidente do CREA.

Iniciando o debate, a professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Eliana Rondon, fez uma breve explanação sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB): o instrumento de planejamento e de gestão dos serviços públicos de saneamento básico – água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana, que está sendo realizado através de um convênio entre Fundação Nacional de Saúde (Funasa), UFMT, Governo do Estado e a Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM). A parceria contempla todos os municípios de Mato Grosso com menos de 50 mil habitantes.

Como coordenadora do projeto, a professora detalhou o desenvolvimento do trabalho e destacou a sua relevância social, pois além de contemplar o diagnóstico da situação de cada município, também leva em conta seus impactos na qualidade de vida da população, estabelecendo diretrizes para que projetos de lei, obras e ações sejam desenvolvidas visando o atendimento do Plano num prazo de até 20 anos. “As metas e objetivos irão definir as ações necessárias para um município saudável”, disse a professora.

Para ampliar o debate o presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, apresentou a associação e falou sobre os 10 anos da lei de Saneamento e como está o saneamento na região Centro-Oeste e em Mato Grosso e, ainda, abordou o tema saneamento público/privado.
“Estamos percorrendo o país para debater e discutir o saneamento no Brasil, já que a ABES possui como missão ser propulsora de discussões político-institucionais, técnico-científicas e de gestão que contribuam para a melhoria do saneamento ambiental no país”, destacou Roberval.

O maior e mais relevante desafio apontado durante o evento é situar o saneamento como prioridade do Estado, visto que a Federação não reconhece a conexão de tais serviços como parte integrante da saúde pública. Um exemplo claro disso é baseado em dados de que 41% das escolas brasileiras tem acesso à internet, sendo que dessas, apenas 33% tem acesso à rede coletora de esgoto.

Os debates continuam e aqueles que quiserem mais informações, basta acessar o site da ABES: http://abes-dn.org.br/
Cleci Pavlack - ASCOM/CREA-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos