Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

"Câmara aprova inclusão do norte de Minas Gerais na área da Codevasf"

Deputado Arthur Oliveira MaiaA Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou a ampliação da área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que poderá abranger os municípios mineiros situados nas regiões do Alto Rio Pardo e do Vale do Jequitinhonha. As duas áreas, localizadas no norte do estado, totalizam 103 mil km2.

Como tramita em caráter conclusivo, a proposta seguirá direto para análise do Senado, sem precisar de votação em Plenário. 

A inclusão está prevista no substitutivo da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional aos projetos de lei 41/11 e 1479/11, que tramitam apensados. O parecer engloba as duas propostas. A primeira, de autoria do deputado Weliton Prado (PMB-MG), insere os municípios do Alto Rio Pardo na área da estatal. A outra, do deputado Toninho Pinheiro (PP-MG) e outros parlamentares, inclui o Vale do Jequitinhonha.

O relator da matéria na CCJ, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), frisou que com as correções feitas pelo substitutivo, não foi preciso alterar a proposta novamente, isso porque o PL 41/11 ainda usava como base texto desatualizado da Lei 6.088/74, que criou a companhia e foi alterada após a proposta.

O relator concorda que as medidas são justas, uma vez que os municípios do norte mineiro possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e problemas de abastecimento de água. O Vale do Jequitinhonha já está na área de abrangência da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Codevasf
A Codevasf é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, que desenvolve projetos de investimento, sobretudo na área agrícola, em municípios de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Goiás, Piauí e Maranhão, além do Distrito Federal. Em Minas, a atuação hoje está restrita ao vale do rio São Francisco.
Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Marcia Becker

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos