Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 29 de agosto de 2017

"Deputado Silvano quer que Incra inclua Querência no processo de regularização fundiária"

A entrega de títulos em Mato Grosso, foi retomada, após anos, no final de 2016. O governo federal, através do Incra, pretende emitir 6 mil escrituras até o final de 2018. O deputado Silvano Amaral (PMDB), em reunião com o vereador Celso da Retífica, de Querência, vai solicitar do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-MT) que inclua os assentamentos do município, quatro no total, na lista das cidades mato-grossenses que serão contempladas pelo Programa Nacional de Regularização Fundiária, do governo federal, cuja meta é contemplar 60 mil famílias assentadas em todo o Brasil. São eles: P.A Pingo D’água, P.A Brasil Novo, Coutinho União, e São Manoel.

Segundo o vereador, os produtores rurais de Querência que vivem da agricultura familiar, dependem da emissão dessas escrituras para terem acesso às linhas de créditos junto aos bancos e com isso melhorar a qualidade de vida. “Boa parte dos nossos assentamentos sobrevive da agricultura familiar, porém, da forma que está ficam limitados, dificultando o custeio com a família e da própria produção. Como sabemos que o deputado Silvano está empenhado em resolver os problemas de regularização no estado, o procuramos e estamos convictos de que nosso povo será beneficiado”, disse o vereador.

Silvano explica que a situação em Querência não é isolada, já que boa parte dos municípios em Mato Grosso se encontra na mesma situação. Silvano alega que há muitos anos não se emitia títulos definitivos no estado, como vem ocorrendo desde o 2016, quando foi lançado pelo governo federal, o Programa de Regularização Fundiária, cuja meta é beneficiar cerca de 60 mil famílias assentadas no Brasil. Em Mato Grosso, o Incra pretende entregar aproximadamente 6 mil títulos.

“Essa medida traz segurança e autonomia a partir da regularização. Investir no trabalhador rural significa dar autonomia ao produtor em seu plantio, facilitar o acesso às linhas de créditos junto aos bancos. Assim, poderão aumentar o rendimento financeiro e investir em maquinários.

Medida Provisória – No dia 23 de dezembro do ano passado, 2016, o presidente da República, Michel Temer (PMDB), publicou a Medida Provisória 759/2016 com normas mais modernas para regularização fundiária urbana e rural. A medida simplifica e agiliza o processo, aumenta a segurança jurídica e combate as irregularidades.

O novo modelo nada mais é que o aperfeiçoamento dos instrumentos adotados pelo Incra para obtenção e destinação de terras, cadastro e seleção de candidatos ao Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), critérios de permanência dos beneficiários e, o mais importante, que é a simplificação dos títulos de lotes em assentamentos e de posses em áreas rurais e urbanas da União em todo o país.

Por JOELMA PONTES / Assessoria de Gabinete
Deputado Silvano articula regularização fundiária de assentamentos em MT (Foto: Lucas Diego)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos