Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 29 de agosto de 2017

"ELEIÇÃO NA ALEMANHA: Assim Angela Merkel neutraliza a oposição"

Deutschland Bundeskanzlerin Angela Merkel, Wahlkampfauftritt in QuedlinburgFlexibilidade política de Merkel não conhece limites: sempre que pesquisas de opinião mostram nova tendência na população, ela não hesita em abandonar até mesmo vacas sagradas do seu partido, como a energia nuclear. Se há algo de que não se pode acusar Angela Merkel é de ser inflexível. Pelo contrário: a chanceler federal e candidata a um quarto mandato tem mostrado uma capacidade ilimitada de absorver os temas da oposição e chamá-los de seus.
Com a eleição parlamentar às portas, a chefe de governo tem nova oportunidade para exibir seu domínio do mimetismo político. Seu principal instrumento de seleção de temas são as pesquisas de opinião, que indicam o clima e as expectativas entre a população.
A seguir, algumas das guinadas na política de Merkel nos últimos anos, quer em campanha eleitoral, quer no governo.
Adeus ao átomo
Ainda em 2009, a doutora em física comentava: "Quando vejo quantas usinas nucleares estão sendo construídas pelo mundo, acho que seria uma grande pena se abandonássemos esse setor."
Mas foi exatamente isso o que ela faz dois anos depois: sob a impressão da catástrofe da usina de Fukushima, no Japão, ela muda radicalmente de direção e declara o rápido e definitivo fim da energia termonuclear na Alemanha – o que era uma exigência central do Partido Verde há décadas. Desde então, Merkel argumenta que "não é possível dominar com segurança os riscos da energia nuclear" e passa a defender as energias renováveis, como a eólica.Nada de alistamento obrigatório – por enquanto
Energia renovável entrou e saiu da agenda da chanceler várias vezesO serviço militar obrigatório é outra vaca sagrada sacrificada sem aviso prévio em 2011, para horror sobretudo da clientela conservadora do partido de Merkel, a União Democrata Cristã (CDU). A ela não escapou o fato de que muitos jovens preferem um Exército profissional. Mas, como as opiniões sobre o serviço militar são mistas, de início ela apenas suspendeu o modelo "cidadãos de uniforme".
Modelito "papai-mamãe" de ponta-cabeça
Também para consternação de muitos democrata-cristãos, Merkel deslocou vigorosamente o partido da direita para o centro, ignorando até hoje o apelo por mais valores conservadores. E também corrigiu decididamente a política da CDU para a família.
O modelito "papai traz o dinheiro para casa, mamãe põe a comida na mesa" está descartado desde que se abriu a oferta de creches para crianças menores de 3 anos. Também essa é uma reação às realidades radicalmente mudadas, tanto no mundo do trabalho como na sociedade. Essa exigência era sobretudo da esquerda, mas quem a implementou foi a chanceler, ao menos no papel, conservadora.Alemanha, país de imigrantes
Durante décadas evitou-se, calou-se, negou-se o assunto: a Alemanha jamais seria um país de imigrantes – esse era o consenso dentro da CDU. Afinal, o que não se quer não pode existir.
Fato é que, na prática, há muito se trata de um país de imigração – até mesmo o segundo destino mais apreciado do mundo, depois dos Estados Unidos (até antes da presidência de Donald Trump). Além disso, há anos que indústria, economistas e institutos demográficos reiteram o indiscutível fato de que um Estado com taxas de natalidade minguantes precisa urgentemente de novos cidadãos.
O partido de Merkel foi o que por mais tempo sustentou a mentira política de que os estrangeiros vivendo na Alemanha seriam "trabalhadores convidados" – ou seja, mais cedo ou mais tarde teriam que ir embora. Atualmente quase um quarto da população alemã descende de imigrantes. Também aqui a chanceler conservadora percebeu o espírito dos tempos e cumpriu as exigências defendidas especialmente pela oposição esquerdista.
O islã é parte da Alemanha
Primeiro ingresso ilimitado para refugiados, depois pacto com Erdogan para contê-losA frase "O islã é parte da Alemanha" pode não ser de Merkel – ela é de seu correligionário, o então presidente Christian Wulff –, mas também essa correção político-cultural traz o selo de aprovação da chanceler. Depois de a sua CDU se afirmar como principal opositora da constatação aforística de Wulff, Merkel abriu mão de mais essa posição fundamental dos conservadores. E desde então a cultura ocidental-cristã da Alemanha foi enriquecida pela islâmica. E, também aqui, a líder conservadora fez política para a metade esquerda da república.
Refugiados antes de tudo mais
A possível maior surpresa veio em meados de 2015, quando a chanceler federal abriu todas as portas para os refugiados, que inundaram o país, ao menos na percepção dos conservadores. Justamente uma líder da CDU, tão apegada à "lei e ordem", deixava entrar centenas de milhares de migrantes sem qualquer controle.
De início, muitos alemães ficaram entusiasmados, a oposição esquerdista se mostrou fascinada – mas na CDU reinava a perplexidade. Só quando a nova cultura das boas vindas ameaçou sair dos trilhos, Merkel deu uma nova guinada. Agora, apesar de continuar rechaçando um limite máximo para a acolhida de requerentes de asilo, por motivos constitucionais, ela já admite a deportação também para o Afeganistão. Pactos com a Turquia do presidente Recep Tayyip Erdogan e outros Estados cuidam para sustar de forma ainda mais eficaz o afluxo migratório.Por fim, "casamento para todos"
Deutschland Bundestag Abstimmung über Ehe für AlleNada prova tanto a maleabilidade política da chefe de governo quanto o tema "casamento para todos". Uma sondagem representativa em meados de 2017 trouxe o surpreendente resultado de que 73% dos alemães são a favor da equiparação das uniões homossexuais ao modelo clássico homem e mulher. Até mesmo entre os democrata-cristãos, a taxa de aprovação é de 64%.
Merkel sempre fora contra, mas os social-democratas, liberais e verdes elegeram o tema como pré-condição para uma eventual coalizão governamental após as eleições legislativas.
Diante dessa situação, ela repentinamente se adapta aos fatos: o que antes era um "não" categórico da chefe de governo e líder partidária vira questão de consciência para os deputados, que são liberados de seguir a orientação partidária. Mais uns dias e o Parlamento vota a questão, e o "casamento para todos" se transforma em realidade – assim, de uma hora para a outra.
Merkel, aliás, votou contra, mas a decisão majoritária do Parlamento refletiu a posição da maior parte da população. Os verdes exultaram, pois, mais uma vez, a chanceler federal conservadora implementou uma de suas bandeiras de décadas – ou, pelo ângulo oposto, mais uma vez Merkel tomou para si um tema da oposição.

Autoria Volker Wagener (av)cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos