Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 29 de agosto de 2017

"MISSÃO TÉCNICA 2017: Mato-grossenses conhecem Pecuária Digital no Rio Grande do Sul "

Recebidos pela equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul, (SENAR-RS), os mato-grossenses que participam da Missão Técnica Expointer 2017 tiveram uma segunda-feira (28.08) bastante produtiva. Esta viagem é o "troféu" para aqueles que foram destaques no 2º Prêmio de Mobilização realizado pelo SENAR-MT. Neste primeiro dia, as reuniões de trabalho foram com a equipe do Sistema Farsul – SENAR - Casa Rural.

O grupo teve a oportunidade de conhecer o projeto Pecuária Digital realizado pelo SENAR-RS em parceria com a Embrapa. O técnico Leonardo Cáceres Viecelli conta que o principal objetivo do projeto é mostrar para os produtores que existe muitas tecnologias para melhorar a rentabilidade, produtividade e lucratividade. "São tecnologias simples. O produtor acha que isso está muito longe dele e, na verdade, está bem perto".

Balança digital é uma das tecnologias do projeto Pecuária Digital. Viecelli explica que o animal recebe um chip e cada vez que passa pela balança, tem o peso registrado automaticamente. "Assim o produtor tem acesso aos dados do rebanho de qualquer lugar do mundo, basta ter um smartfone. O produtor pode negociar seu rebanho a qualquer momento em qualquer lugar".

Além disso, o grupo de mato-grossenses também se reuniu com o superintendente do SENAR-RS, Gilmar Tietbohl que falou sobre a importância da feira. Tietbohl elogiou a iniciativa do prêmio de Mobilização feito pelo SENAR-MT. "É uma ação que estimula as pessoas a fazerem o seu melhor. Premiamos não apenas para agradar, mas porque ela fez algo mais. Todos temos a responsabilidade de fazer algo mais para o agronegócio. Penso que o prêmio não é uma dádiva e sim uma conquista. Um prêmio como esse é uma forma de dizer "muito obrigado".

Outra reunião de trabalho foi com o superintendente da Casa Rural, José Alcindo de Souza Ávila. Ele falou sobre o papel da instituição. Segundo ele, o objetivo principal é agregar renda. "É fazer com que o produtor compre melhor e venda melhor. Conseguimos fazer isso dando a oportunidade para que se compre insumos de maneira consorciada, facilitando assim o preço e a disponibilidade do produto. Junto com os sindicatos rurais facilitamos, desta forma, a vida do produtor".

Durante todo o dia o grupo foi guiado e orientado pelo assessor da superintendência, Antônio Aguinagua. Ele mostrou os locais de julgamento dos animais e apontou os pontos mais importantes para se visitar na Expointer. O Pavilhão Internacional e a feira de Agricultura Familiar foram dois pontos visitados pelos mato-grossenses.

Já no primeiro dia, alguns integrantes do grupo que participa da Missão Técnica Expointer 2017 recolheu várias informações sobre algumas tecnologias que pretendem implantar em sua propriedade ou em seu município. A equipe do Sindicato Rural de Vila Bela da Santíssima Trincade, José Teixeira e Devonzil de Oliveira recolheram informações sobre pecuária de leite, apicultura, piscicultura e hortifrutigranjeiros.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos