Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

"Plano de agricultura familiar contempla povos e comunidades tradicionais"

Governador Pedro Taques participa do Encontro dos gestores da agricultura familiarHá oito anos o morador de São José do Rio Claro (320 km ao Norte de Cuiabá), José Coelho, complementa a renda por meio da agricultura familiar. Professor aposentado, ele possui pouco mais de 100 colmeias, que já lhe renderam, na primeira temporada deste ano, 1.200 kg de mel. Ele considera a produção ainda pequena e espera que, com o lançamento do Plano Estadual de Agricultura Familiar de Mato Grosso (PEAF-MT), realizado nesta quarta-feira (30.08), as políticas públicas neste setor sejam ampliadas. O plano é voltado para os agricultores familiares do estado, assim como para os povos e comunidades tradicionais. O objetivo é dar visibilidade à diversidade e multifuncionalidade da agricultura familiar e alinhar a pauta dos órgãos públicos com a da sociedade civil. Cinco eixos estratégicos compõem o PEAF: Regularização Fundiária e Ambiental, Produção Sustentável, Agregação de Valor e Comercialização, Assistência Técnica e Extensão Rural e Governança, Gestão e Territorialidade.

Segundo o apicultor, a iniciativa é importante para atender às expectativas dos pequenos produtores. “A concretização das ações é fundamental, principalmente porque com o plano poderemos comercializar os produtos com mais segurança”, ressaltou José Coelho. Estes anseios foram apontados durante a construção do PEAF, que consiste em um planejamento para os próximos 10 anos. Mais de 900 participantes da sociedade civil participaram dos debates acerca do documento em 92 municípios mato-grossenses.

Já a preocupação das comunidades indígenas é aumentar o volume de produção de alimentos para combater a desnutrição que assola aldeias em algumas regiões do estado. O representante da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Mato Grosso (FEPOIMT), Vanclei Bororo, citou como exemplos os municípios de Campinápolis e Nova Xavantina, na região Nordeste de Mato Grosso. “Nós já possuímos a terra, e cuidamos dela, mas precisamos melhorar as condições para atender melhor nossas comunidades”, destacou.Com 43 etnias, Mato Grosso possui hoje cerca de 40 mil indígenas. O PEAF inclui tanto este público quanto as comunidades quilombolas, visando aliar a produção à sustentabilidade. O representante da comunidade Sesmaria, de Poconé (100 km ao Centro-Sul da Capital), José Maria da Silva, espera que o plano seja implementado e que forneça o suporte necessário às 27 famílias da localidade.

“Por conta da falta de um sistema de irrigação, produzimos apenas uma vez por ano, que é na época da chuva. Precisamos ter auxílio nesse sentido, pois a terra é o que temos para nos manter. Com condições melhores e apoio do Governo, poderemos ampliar a produção”, frisou o representante da comunidade quilombola.Plataforma digital

A elaboração do PEAF-MT contou com o apoio do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), que resultou também na construção de uma plataforma digital cuja proposta é compilar todos os dados relacionados à agricultura familiar no estado. As informações, que serão abastecidas pelos gestores municipais e estaduais, ajudarão a formar um diagnóstico para nortear ações estratégicas.

A plataforma será lançada nesta quinta-feira (31.08), e estará disponível no site da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT). Segundo o diretor-executivo do IPAM, André Guimarães, a ferramenta é também um canal de transparência junto aos cidadãos. “Esta parceria com o Governo do Estado é histórica e vai gerar resultados positivos para toda a sociedade”, avaliou.

Nara Assis | Gcom-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos