Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

"Dodge toma posse e fala em harmonia entre os poderes"

Raquel DodgeProcuradora-geral da República adota tom conciliador, diz que Ministério Público deve atuar dentro dos limites da Constituição e que combate à corrupção não é a única tarefa. A nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, de 56 anos, tomou posse nesta segunda-feira (18/09) em Brasília e adotou um tom conciliador, afirmando que a estabilidade da nação depende da harmonia entre os três poderes."O país atravessa um período de depuração. O respeito e a harmonia entre as instituições são a pedra angular que equilibra a relação necessária para se fazer justiça", afirmou. Ela disse que o combate à corrupção é importante, mas que também há outras tarefas. O Ministério Público deve promover a justiça, defender a democracia, zelar pelo bem comum, pelo meio ambiente, assegurar voz a quem não a tem e garantir que ninguém esteja acima da lei e ninguém esteja abaixo da lei", disse a nova procuradora-geral. Dodge também afirmou estar ciente da "enorme tarefa" que tem pela frente, numa cerimônia que contou com a presença do presidente Michel Temer, da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, e dos presidentes do Senado, Eunício Oliveira, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Dos quatro, apenas Cármen Lúcia não é alvo de investigação pelo órgão comandado por Dodge. Ela sucede o ex-procurador Rodrigo Janot, que não participou da cerimônia, como já havia anunciado. Escolhida por Temer a partir da lista tríplice encaminhada pelos procuradores ao presidente, Dodge é vista como adversária de Janot. Ao indicar Dodge, que recebeu 587 votos, o presidente quebrou a tradição de escolher o nome mais votado da lista tríplice, que neste caso fora o de Nicolao Dino, com 621 votos e ligado a Janot. Dodge era o segundo nome da lista. No seu discurso, Dodge não fez referência ao caso de Temer e salientou que os valores que serão defendidos durante sua gestão "são aqueles que estão na Constituição", entre os quais citou as garantias do "devido processo criminal" e a responsabilidade na defesa da democracia. Num breve discurso, Temer felicitou a nova procuradora-geral, sublinhou o compromisso dela de "se manter dentro do mais rigoroso quadro legal" e afirmou que, "quando os limites da lei são excedidos, existe abuso de autoridade". Temer acusara Janot de atuar com parcialidade ao acusá-lo "sem evidências" e sem "respeitar o devido processo legal."
Gilmar Mendes diz que processos deverão ser reexaminados
Depois do discurso, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do STF, Gilmar Mendes, afirmou que a nova procuradora-geral da República deve reexaminar processos em andamento, como a denúncia de organização criminosa e obstrução da Justiça contra Temer. O antecessor de Raquel, Rodrigo Janot, apresentara a denúncia ao STF na quinta-feira passada. "Certamente haverá revisões. Não vou dar opinião sobre isso. Certamente, a procuradora-geral vai fazer uma reanálise de todos os procedimentos que estão à sua disposição, de maneira natural ou provocada, para evitar erros e equívocos que estavam se acumulando", disse o ministro.
AS/efe/lusa/afp/dpa/abr/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos