"Onde tem queimada,...

CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA MUTUM

CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA MUTUM
Horário de atendimendo: Manhã: das 08:00 ás 11:00 Tarde: das 13:00 ás 17:00 Telefone: (65) 3308-6000 Ouvidoria: 0800 647 6022

Cuiabá Humanizada

domingo, 3 de setembro de 2017

"Lucimar anuncia pacote de novas obras para a Região do 24 de Dezembro no 'Prati-Cidade'

Pellentesque erat arcuEntre as ações anunciadas estão escola, creche, asfalto, regularização fundiária e a melhoria no sistema de distribuição de água. Anúncios de novos projetos de infraestrutura marcaram a abertura da segunda edição de 2017 do mutirão social 'Prati-Cidade’, realizada nesta manhã (1º), na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB), ‘Líbia da Costa Rondon’, no bairro 24 de Dezembro. Escola, creche, asfalto, regularização fundiária e a melhoria no sistema de distribuição de água serão as novas ações que serão executadas nos bairros vizinhos, que ainda demandam de ações na área estrutural por parte do Município.
A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, acompanhada do vice-prefeito, José Hazama e de todos os secretários municipais, anunciou um grande pacote de obras para a região que engloba quase uma dezena de bairros. “Nos próximos dias vamos lançar o edital de concorrência pública para a construção de uma escola estadual, de 15 salas de aula, quadra coberta, refeitório, que será construída pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura no bairro Gonçalo Botelho. A terraplanagem do terreno está feita, e juntamente com essa obra, a prefeitura vai asfaltar outras cinco ruas no local, para facilitar a mobilidade e melhorar as condições de vida para cada um dos moradores”.

Além da escola, uma creche - de um total de 16 novas unidades que serão construídas pelo Município – será levada à comunidade do Residencial Gilson de Barros e vai atender à demanda da região, completou a prefeita durante a abertura do ‘Prati-Cidade’. O Município está fazendo um levantamento para a realização de um grande mutirão para regularização fundiária na região que segundo a prefeita deverá levar a escritura definitiva das casas a cerca de 7 mil famílias.

Já o Departamento de Água e Esgoto (DAE) está ampliando a captação e a distribuição de água entre os bairros, com 12 novos poços artesianos. “Como se pode ver, apesar desses bairros serem bastante antigos, faltava boa vontade e gestão para trazer benefícios básicos, porém, essenciais as famílias desta região”, pontuou a prefeita.

O secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos, disse que existem em andamento atualmente 72 obras/projetos em plena execução pela cidade. “Obras de todo o porte e que abrangem os serviços essenciais, especialmente àqueles que levam asfalto, água, saúde e educação aos varzeagrandenses. Jayme Campos aproveitou ainda o evento para anunciar a inclusão de mais um parceiro às edições do ‘Prati-Cidade’.

“Pela primeira vez, o Desenvolve MT, uma unidade do Governo do Estado que oferta microcrédito aos pequenos empreendedores, passa a integrar nosso mutirão. O teto de financiamento é de até R$ 5 mil, podendo ser pago em até 24 parcelas. É um dinheiro fácil e a um custo baixo que pode resolver a vida de muitas famílias que têm ou querem iniciar um pequeno negócio”. Ainda como destacou, em um momento de dificuldades econômicas e de redução do poder de compra, muitas pessoas passam a associar pequenos negócios próprios à renda familiar, como forma de melhorar o orçamento no final do mês e poder contar com as condições do Programa Desenvolve MT, sendo uma grande ajuda e incentivo”.

A segunda edição do ‘Prati-Cidade’ desse ano foi a maior já realizada ao levar ações, serviços e cidadania de forma itinerante a nove bairros. Além da sede do evento, na escola municipal do 24 de Dezembro, a rede de assistência abrangeu ainda os bairros 7 de maio, Brasil Novo, Parque Pequizeiro, Gonçalo Botelho, Capão do Pequi, Gilson de Barros e o distrito rural de Souza Lima. Como reforçou a prefeita, a cada edição do ‘Prati-Cidade’, toda a estrutura pública municipal se faz presente e vem até a população ofertar serviços.

“Da vacinação, à emissão de documentos, regularização da vida fiscal dos contribuintes até uma simples orientação acerca dos cadastros sociais. Nessa oportunidade secretários, servidores e equipes técnicas estão à disposição da população”, afirmou a prefeita.

O secretário Jayme Campos disse que o mutirão resgata a cidadania das pessoas, fazendo valer o direito de cada varzeagrandense. “É um programa social de inclusão, pois traz o cidadão ao centro das ações, ofertando serviços e benefícios, tanto do Município quanto do Estado e de entidades parceiras”.

Jayme Campos lembrou ainda que poucos gestores públicos, como a prefeita Lucimar Campos, tem a coragem de andar pelas ruas, ir até os bairros para conhecer a realidade de cada localidade. “Só quem trabalha sério e honra compromissos, pode andar pelas ruas e resolver problemas de curto, médio e longo prazos”.

A prefeita disse que ela e o vice-prefeito Hazama não trabalham dentro de gabinetes. “Estamos sempre nas ruas fiscalizando obras e serviços e dessa forma, conhecendo as demandas da cidade e da população. Sozinha eu não faço nada, mas juntos, podemos promover ações descentralizadas como essa do ‘Prati-Cidade’, que veio para mudar a forma de se governar em Várzea Grande”.

O ‘Prati-Cidade’ não leva apenas serviços e atendimentos no dia em que é realizado. “O maior diferencial do nosso mutirão é o avaliar com antecedência os bairros que serão beneficiados e duas semanas antes do dia do evento, equipes das secretaria de Obras, de Serviços Públicos e do DAE, vão in loco realizar serviços como limpeza de ruas e de terrenos baldios, de iluminação pública, patrolamento, tapa-buracos e ações pontuais na melhoria da distribuição de água”, destacou a secretária de Assistência Social, Kathe Martins.

Ainda como fez questão de observar, "o ‘Prati-Cidade’, abrevia a necessidade das comunidades por ações do poder municipal. Pessoas com dificuldades no deslocamento, por exemplo, têm no mutirão uma gama de serviços como consultas, remédios, vacinas, emissão de documentos e até mesmo orientação jurídica”.

Como destaca a secretária de Assistência Social, o ‘Prati-Cidade’ tem atingido seus objetivos na prestação de serviços integrados in loco em um mesmo dia. “toda vez que chegamos a um bairro diferente, nossa intenção é atender realmente a população que mais necessita dos serviços socioassistenciais e de utilidade pública. O mutirão também tem cumprindo sua missão que é a de aproximar a Administração Pública da população e atender às demandas urgentes das comunidades. O ‘Prati-Cidade’ se tornou uma importante ferramenta de gestão na prestação de serviços para atender maior número de pessoas com eficiência, qualidade e agilidade. E um dia em que se promove e resgata a cidadania e mais ainda, que concretiza o respeito do ente público para com a sua população”, frisou a secretária de Assistência Social.

Marianna Peres
Foto SECOM VG

Nenhum comentário:

Postar um comentário