Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 3 de setembro de 2017

"Lucimar anuncia pacote de novas obras para a Região do 24 de Dezembro no 'Prati-Cidade'

Pellentesque erat arcuEntre as ações anunciadas estão escola, creche, asfalto, regularização fundiária e a melhoria no sistema de distribuição de água. Anúncios de novos projetos de infraestrutura marcaram a abertura da segunda edição de 2017 do mutirão social 'Prati-Cidade’, realizada nesta manhã (1º), na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB), ‘Líbia da Costa Rondon’, no bairro 24 de Dezembro. Escola, creche, asfalto, regularização fundiária e a melhoria no sistema de distribuição de água serão as novas ações que serão executadas nos bairros vizinhos, que ainda demandam de ações na área estrutural por parte do Município.
A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, acompanhada do vice-prefeito, José Hazama e de todos os secretários municipais, anunciou um grande pacote de obras para a região que engloba quase uma dezena de bairros. “Nos próximos dias vamos lançar o edital de concorrência pública para a construção de uma escola estadual, de 15 salas de aula, quadra coberta, refeitório, que será construída pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura no bairro Gonçalo Botelho. A terraplanagem do terreno está feita, e juntamente com essa obra, a prefeitura vai asfaltar outras cinco ruas no local, para facilitar a mobilidade e melhorar as condições de vida para cada um dos moradores”.

Além da escola, uma creche - de um total de 16 novas unidades que serão construídas pelo Município – será levada à comunidade do Residencial Gilson de Barros e vai atender à demanda da região, completou a prefeita durante a abertura do ‘Prati-Cidade’. O Município está fazendo um levantamento para a realização de um grande mutirão para regularização fundiária na região que segundo a prefeita deverá levar a escritura definitiva das casas a cerca de 7 mil famílias.

Já o Departamento de Água e Esgoto (DAE) está ampliando a captação e a distribuição de água entre os bairros, com 12 novos poços artesianos. “Como se pode ver, apesar desses bairros serem bastante antigos, faltava boa vontade e gestão para trazer benefícios básicos, porém, essenciais as famílias desta região”, pontuou a prefeita.

O secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos, disse que existem em andamento atualmente 72 obras/projetos em plena execução pela cidade. “Obras de todo o porte e que abrangem os serviços essenciais, especialmente àqueles que levam asfalto, água, saúde e educação aos varzeagrandenses. Jayme Campos aproveitou ainda o evento para anunciar a inclusão de mais um parceiro às edições do ‘Prati-Cidade’.

“Pela primeira vez, o Desenvolve MT, uma unidade do Governo do Estado que oferta microcrédito aos pequenos empreendedores, passa a integrar nosso mutirão. O teto de financiamento é de até R$ 5 mil, podendo ser pago em até 24 parcelas. É um dinheiro fácil e a um custo baixo que pode resolver a vida de muitas famílias que têm ou querem iniciar um pequeno negócio”. Ainda como destacou, em um momento de dificuldades econômicas e de redução do poder de compra, muitas pessoas passam a associar pequenos negócios próprios à renda familiar, como forma de melhorar o orçamento no final do mês e poder contar com as condições do Programa Desenvolve MT, sendo uma grande ajuda e incentivo”.

A segunda edição do ‘Prati-Cidade’ desse ano foi a maior já realizada ao levar ações, serviços e cidadania de forma itinerante a nove bairros. Além da sede do evento, na escola municipal do 24 de Dezembro, a rede de assistência abrangeu ainda os bairros 7 de maio, Brasil Novo, Parque Pequizeiro, Gonçalo Botelho, Capão do Pequi, Gilson de Barros e o distrito rural de Souza Lima. Como reforçou a prefeita, a cada edição do ‘Prati-Cidade’, toda a estrutura pública municipal se faz presente e vem até a população ofertar serviços.

“Da vacinação, à emissão de documentos, regularização da vida fiscal dos contribuintes até uma simples orientação acerca dos cadastros sociais. Nessa oportunidade secretários, servidores e equipes técnicas estão à disposição da população”, afirmou a prefeita.

O secretário Jayme Campos disse que o mutirão resgata a cidadania das pessoas, fazendo valer o direito de cada varzeagrandense. “É um programa social de inclusão, pois traz o cidadão ao centro das ações, ofertando serviços e benefícios, tanto do Município quanto do Estado e de entidades parceiras”.

Jayme Campos lembrou ainda que poucos gestores públicos, como a prefeita Lucimar Campos, tem a coragem de andar pelas ruas, ir até os bairros para conhecer a realidade de cada localidade. “Só quem trabalha sério e honra compromissos, pode andar pelas ruas e resolver problemas de curto, médio e longo prazos”.

A prefeita disse que ela e o vice-prefeito Hazama não trabalham dentro de gabinetes. “Estamos sempre nas ruas fiscalizando obras e serviços e dessa forma, conhecendo as demandas da cidade e da população. Sozinha eu não faço nada, mas juntos, podemos promover ações descentralizadas como essa do ‘Prati-Cidade’, que veio para mudar a forma de se governar em Várzea Grande”.

O ‘Prati-Cidade’ não leva apenas serviços e atendimentos no dia em que é realizado. “O maior diferencial do nosso mutirão é o avaliar com antecedência os bairros que serão beneficiados e duas semanas antes do dia do evento, equipes das secretaria de Obras, de Serviços Públicos e do DAE, vão in loco realizar serviços como limpeza de ruas e de terrenos baldios, de iluminação pública, patrolamento, tapa-buracos e ações pontuais na melhoria da distribuição de água”, destacou a secretária de Assistência Social, Kathe Martins.

Ainda como fez questão de observar, "o ‘Prati-Cidade’, abrevia a necessidade das comunidades por ações do poder municipal. Pessoas com dificuldades no deslocamento, por exemplo, têm no mutirão uma gama de serviços como consultas, remédios, vacinas, emissão de documentos e até mesmo orientação jurídica”.

Como destaca a secretária de Assistência Social, o ‘Prati-Cidade’ tem atingido seus objetivos na prestação de serviços integrados in loco em um mesmo dia. “toda vez que chegamos a um bairro diferente, nossa intenção é atender realmente a população que mais necessita dos serviços socioassistenciais e de utilidade pública. O mutirão também tem cumprindo sua missão que é a de aproximar a Administração Pública da população e atender às demandas urgentes das comunidades. O ‘Prati-Cidade’ se tornou uma importante ferramenta de gestão na prestação de serviços para atender maior número de pessoas com eficiência, qualidade e agilidade. E um dia em que se promove e resgata a cidadania e mais ainda, que concretiza o respeito do ente público para com a sua população”, frisou a secretária de Assistência Social.

Marianna Peres
Foto SECOM VG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos