Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 2 de setembro de 2017

"Moçambicanos marcham pela paz efetiva e duradoura no país"

defaultEm Chimoio, organizações da sociedade civil pressionaram o Governo e a RENAMO este sábado (02.09) para um acordo de paz. Nyusi assegura estar empenhado no diálogo com o partido da oposição.Centenas de pessoas, representando diversas organizações da sociedade civil, marcharam este sábado (02.09) em Chimoio, capital provincial de Manica, região central de Moçambique, com objetivo de pressionar o Presidente da República, Filipe Nyusi, e o líder da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), Afonso Dhlakama, para um acordo de paz efetiva e duradoura no país.
Mosambik Friedensmarsch Daniel MarquesOs manifestantes percorreram diferentes ruas e avenidas da capital dizendo "queremos a paz, papa Nyusi, papa Nyusi não se canse com a promessa que fizeste com a população que é de trazer a paz efetiva e duradoura em Moçambique". O representante das confissões religiosas em Manica, Pedro Francisco, disse que os moçambicanos querem que os dois líderes cheguem em breve a um acordo de paz. "Queremos encorajar o Presidente a prosseguir com trabalho de busca pela paz. Enaltecemos a disponibilidade que teve de ir falar com o líder da RENAMO. Por esta razão que nós estamos a marchar". O administrador de Chimoio, Daniel Marques Andicene, também fez parte da marcha e explicou que "a manifestação foi promovida pela sociedade civil". "Nós, como governo, juntamo-nos a eles porque acreditamos ser uma marcha que espelha uma realidade. Queremos encorajar o Presidente da República a intensificar cada vez mais o diálogo com a RENAMO para alcançar a paz definitiva". "Queremos circular livremente pelas estradas"
Mosambik FriedensmarschEntre os cidadãos que participavam da caminhada este sábado estava Roque Armando. Segundo ele, a população reconhece os esforços que têm sido feitos por ambas as partes para que um acordo de paz seja alcançado.
"Estamos nesta marcha por uma simples razão. Primeiro, queremos enaltecer o esforço do Presidente Nyusi por ter se deslocado a serra de Gorongosa para conversar com o Afonso Dhlakama. Também queremos pressionar os dois a se entenderem para que a paz seja efetiva e duradoura no nosso país", explicou Armando, que também fez um apelo: "Não mais a guerra em Moçambique. Queremos circular livremente nas estradas".
Diálogo para a paz
O Presidente Filipe Nyusi assegurou nesta sexta-feira que o Governo continuará a dialogar com a RENAMO para o alcance de um acordo definitivo de paz para o país. Ainda segundo Nyusi, o fato de o diálogo para a paz ter sido assumido por ambos os líderes demonstra o compromisso firmado para o fim dos conflitos em Moçambique.
Segundo a agência de notícias AFP, o líder da RENAMO, maior partido da oposição moçambicana, voltou a afirmar também nesta sexta-feira que pretende assinar com o Governo um acordo de paz entre os meses de outubro e novembro.

Autoria Bernardo Jequete (Chimoio), AFP/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos