Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

"OPINIÃO: Dores nas penas e nas costas, o que pode ser?

Sintomas como dor, fraqueza e dormência nas pernas com piora ao caminhar são alguns sinais que podem estar relacionados à ‘estenose de canal lombar’. A patologia se deve ao estreitamento do canal vertebral na região lombar por onde passa as raízes da medula. O agravamento desse estreitamento acontece quando se anda ou fica de pé, piorando os sintomas. Há uma melhora ao sentar-se, pois ocorre um aumento do canal aliviando a compressão das raízes. Esta é uma condição associada ao envelhecimento da coluna acometendo principalmente a população idosa. Em sintomas leves é indicado tratamento conservador com fisioterapia, pilates ou osteopatia. Em casos que não há melhora ou sintomas incapacitantes, o tratamento cirúrgico é uma opção. Hoje há possibilidade de realizar cirurgias pouco agressivas ao paciente com técnicas menos invasivas. A ‘Cirurgia Minimamente Invasiva’ é um conceito de cirurgia na qual, por meio de pequenas incisões cirúrgicas, são descomprimidas as raízes. A cirurgia é realizada com auxilio de microscópio, o que permite visualizar as estruturas com grande aumento. Os cortes têm dimensões de 2,5cm a 3,0 cm, o que causa mínimo trauma na musculatura da coluna. Assim, o paciente já pode voltar a andar no mesmo dia após a operação e pode receber alta no dia seguinte, com rápido retorno às suas atividades. Na grande maioria dos casos em que não há instabilidade da coluna, não é necessário a colocação de próteses pois se preserva a estrutura da coluna. Outra causa comum desses sintomas é devido a obstrução crônica de artérias dos membros inferiores, podendo ocasionar sintomas semelhantes. Caso apresente esses sintomas procure um especialista. A realização de atividades físicas rotineiras, não fumar e manter peso ideal são algumas medidas indicadas para manter sua coluna saudável.

Dr. Marcel Yamada é médico especializado em neurocirurgia pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto. É diretor da clínica Yamada e atua em Cuiabá sob o CRM 8470.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos