Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 10 de setembro de 2017

"Pacientes idosos do PSF Jardim Vitória II participam de atividades externas"

Ao menos 25 pacientes do Programa Saúde da Família (PSF) do Jardim Vitória II enxergam esta fase da vida, chamada de ‘terceira ou melhor idade’, de forma tranquila. Isso porque tomar banho de rio, participar de dinâmicas de grupo, palestras e atividades físicas em plena quarta-feira (06), dia de expediente normal para a grande maioria, é direito daqueles que já cumpriram com sua missão. É o caso de Terezinha Mendes de Souza. Depois de trabalhar anos como lavradora e de experimentar o gosto amargo de um divórcio tardio, decidiu deixar para trás o sabor da labuta para provar o lado bom e doce vida. Com açúcar, afeto, e melhor, sem diabetes. Foi aos 65 anos que ela disse adeus. Despediu-se não apenas do velho amor que ficou no estado do Tocantins, mas também da depressão profunda. “Me separei há dois anos. Minha filha já morava aqui [Cuiabá] e me trouxe. Lá eu chorava muito. Tive depressão. Foi muito sofrido. Com a ajuda das profissionais do PSF, superei tudo isso”. Esta foi a primeira vez que a aposentada teve a oportunidade de se integrar à comunidade de ‘jovens idosos’ que, assim como ela, freqüenta a unidade de saúde. Tudo começou há nove anos, quando a equipe de saúde decidiu organizar atividades externas como a de hoje, realizada às margens do rio Coxipó do Ouro. “São comuns os casos de depressão. Os idosos se sentem muito solitários. É o ciclo da vida. Os filhos, crescem, casam e eles acabam permanecendo. Por isso fazemos esse passeio uma vez ao ano”, observou Gislaine Andreia Palaro, enfermeira da unidade. Somente uma. Mas para dona Terezinha, “bem que poderiam ser pelo menos três”. Recobertos pelo ânimo, escondem-se os problemas neurológicos e cardíacos que possui. Igualmente, a atividade é uma terapia para os outros 24 idosos que, em sua maioria, sofrem de hipertensão e diabetes. “Fizemos alongamento de manhã e atividades físicas. Depois servimos um delicioso café da manhã e realizamos atividades lúdicas tratar da alimentação saudável. Na sequência do almoço, foi a vez de falarmos sobre os malefícios do tabaco para a saúde. Mais uma parada para o lanche. E é hora de ir embora!”, a enfermeira emitiu a triste sentença.

Hiperdia – o programa é desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cuiabá, voltado à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças bastante comuns no público de idosos, como a hipertensão e diabetes. Além do PSF Jardim Vitória II, outras unidades realizam atividades externas e de recreação visando à melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

HUGO FERNANDES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos