Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 5 de setembro de 2017

"Pequenos produtores expõem na AL e destacam apoio do presidente Botelho"

Numa ação inédita, pequenos produtores de Mato Grosso realizam a 1ª Feria de Orgânicos da Agricultura Familiar, no saguão da Assembleia Legislativa, de 04 a 06 de setembro. Com apoio do presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (PSB), a ação é uma forma de divulgar e fomentar a comercialização dos produtos naturais oriundos da agricultura familiar. João Paulo Mattos Moura, presidente da Associação Central das Cooperativas de Agricultores Familiares – Ascop, comemorou a iniciativa. Disse que diante as inúmeras dificuldades que esses trabalhadores enfrentam, toda ajuda é muito bem-vinda. Segundo ele, faltam linhas de créditos mais acessíveis; investimentos para a infraestrutura e comercialização. “A abertura do espaço na Assembleia Legislativa oportuniza um novo canal de vendas aos nossos cooperados. É uma ação inédita que tem apoio do presidente Botelho. Essa é a função da Ascop promover a comercialização dos produtos da agricultura familiar. E quem os consome tem a oportunidade de se alimentar com produtos orgânicos e ainda ajudar a gerar emprego e renda aos pequenos produtores rurais”, explicou Moura. Ele também destacou a indicação de Botelho, ao Governo do Estado, que pede a destinação de R$ 23 milhões do Fundo Estadual de Transporte e Habitação – Fethab, para ajudar os pequenos produtores. “Essa iniciativa é excelente porque teremos mais condições para alavancar o setor. Só temos que agradecer o deputado pela atuação em defesa da agricultura familiar”, complementa Moura. “A feira é um sucesso. Este é o projeto piloto e diante do sucesso, com certeza, vamos realizar muitas outras aqui na Casa de Leis”, afirmou a superintendente do Instituto Memória, Mara Visnardi, responsável pela organização do evento. Com nove cooperativas associadas, a Ascop, beneficia pelo menos 3,3 mil famílias oriundas da agricultura familiar. Há 30 anos nesse ramo, a família da agricultora Narcisa Ferreira agradeceu o espaço na ALMT. “É uma oportunidade para divulgarmos nosso trabalho. Seria perfeito se tivéssemos mais exposições como essa aqui na Assembleia”, disse Narcisa, em sua banca junto com a sobrinha Célia da Silva, onde vendem produtos à base de banana (balas, farinha, chips), mel e castanhas. Todos da produção do Grupo Produtivo de Mulheres Mãe Rosa, da Comunidade Mutuca, de Nossa Senhora do Livramento.

MAIS AÇÕES - Outras ações de Botelho tramitam na Casa de Leis em benefício dos pequenos produtores. Um deles é o projeto que institui a política estadual de incentivo e fomento às feiras de alimentos orgânicos. Para promover a soberania da segurança alimentar e nutricional e do direito humano à alimentação adequada e saudável. É de Botelho também o projeto de lei que concede a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos produtos bucha vegetal, cebola e urucum. Uma forma de contribuir, exclusivamente, operações com produtos de origem mato-grossense, produzidos por agricultor familiar; empreendedor familiar ou suas organizações.

ASSOCIAÇÕES – Integram a Ascop: Associação Imbê Poconé-MT, Coopernova – Terra Nova, Cooperagricultor, Ascorquivim, Cooper Chapada, Cooper VV, Coopernop – Sinop, Coopergrande – VG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos