Cuiabá Bom de Bola

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Endereço: Av. André Maggi, 6 - Centro Político Administrativo, Cuiabá - MT, CEP.:78049-901

CÂMARA MUNICIPAL de RONDONÓPOLIS - Presidente Rodrigo da Zaeli (PSDB)

CÂMARA MUNICIPAL de RONDONÓPOLIS - Presidente Rodrigo da Zaeli (PSDB)
Endereço RUA CAFELÂNDIA, 434 Bairro: LA SALLE RONDONÓPOLIS - CEP 78.710-050 - MT

A Assembleia Legislativa do Mato Grosso criou um aplicativo inovador para ajudar os cidadãos MT

CENSO AGRO 2017

CENSO AGRO 2017
"Juntos,vamos colher resultados para o Brasil

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

"Programa de manutenção estabelece prazo de três horas para empresa atuar em unidade escolar"

O modelo inédito de manutenção para a rede escolar, adotado pela Prefeitura de Cuiabá, teve o convênio assinado, nesta quarta-feira (14), pelo Executivo municipal, representado pelo vice-prefeito Niuan Ribeiro e o secretário de Educação Rafael Cotrim, e pela empresa contratada. Idealizada pela pasta de Educação, o Programa Escola 300, nome escolhido em homenagem aos 300 anos de Cuiabá, segue o caráter preventivo e corretivo, conceitos fundamentais nunca antes utilizado na rede do município. A atual administração se deparou com a necessidade do modelo preventivo após constatar os números exorbitantes dos últimos anos quando o município desembolsou, de 2014 a 2016, apenas em serviços de reformas de caráter emergencial e geral, cerca de R$ 31,3 milhões, isso devido à ausência de planejamento para a manutenção predial das unidades escolares. “Nós encontramos uma metodologia equivocada, pois se esperava deteriorar praticamente a escola para depois reformá-la e isso gerava um custo muito grande. Portanto, com serviços preventivos e corretivos pontuais e gradativos, a escola sempre estará em condições ideais e os custos serão bem menores sendo possível aplica-los em outras vertentes da Educação”, explicou o titular da pasta de Educação, Rafael Cotrim.

Funcionalidade

A proposta de inovação no gerenciamento e gestão da infraestrutura escolar do município se dará por meio da realização de trabalhos que antecedem aos possíveis problemas estruturais, com o caráter corretivo, planejado e sistemático, de forma constante, além da monitoração de cada unidade escolar para evitar que a mesma apresente grandes problemas estruturais, tudo sistematizado online por meio de software. Por meio do programa de computador, a gestora da respectiva unidade escolar poderá solicitar reparos estruturais à empresa contratada online e a mesma, conforme previsto contratualmente, terá o prazo de até três horas para se deslocar e iniciar os trabalhos na unidade. Segundo o representante da empresa, Ricardo Storino, a sistemática da contratada garante maior agilidade e transparência, uma vez que, a pasta de Educação e a gestão escolar poderão acompanhar simultaneamente todos os passos desde a abertura da ordem de chamada até a finalização bem como os serviços executado. Os órgãos de fiscalização como o Tribunal de Contas do Estado (TCE) também terão acesso ao sistema para suas devidas finalidades o que garante total transparência do programa.

Humanização da Educação

O programa Escola 300 faz parte do conjunto de ações de humanização da Educação do município responsável pelo ensino Infantil e Fundamental de mais de 50 mil alunos. Entre os principais pontos da gestão Emanuel Pinheiro voltado à Educação estão o programa Hora Estendida, qual aumenta em 1h30 a mais o atendimento nas creches; a criação de 600 novas vagas para o Ensino Infantil e o aumento inédito de 40% no repasse para as creches filantrópicas. “Hoje finalizamos a primeira etapa que é a contratação da empresa e depositamos muita esperança nesse novo modelo e eu quero dizer ao presidente da empresa, em nome da prefeitura, que iremos cobrar firmemente os serviços prestados porque estamos falando do futuro das nossas crianças e eu acredito que a Educação é uma das pastas mais importante da gestão pública”, externou Niuan Ribeiro. O convênio foi firmado na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) São Sebastião, uma das 96 escolas com a infraestrutura escolar em condições ruins e péssimas. A respectiva escola será a primeira a receber o serviços do Escola 300 no quadro de 24 unidades escolares, entre escolas e creches, previstas para o ano de 2017. As outras 72 unidades, do universo de 96 críticas, estarão presentes no cronograma a ser planejado para o ano de 2018. Para a diretora da Emeb São Sebastião, Gislaine Favin de Souza, a expectativa em torno do novo modelo é muito grande na rede de ensino. “A última reforma que recebemos foi há 10 anos e esse novo modelo pelo que foi apresentado vai ser muito bom. Sinto-me muito lisonjeada porque estamos sendo a primeira escola a receber os serviços bem próximo ao período chuvoso porque quando chove alagada boa parte das salas de aulas e agora não vamos mais precisas arrastar cadeira. Eu fico muito contente com essa ação”, disse a gestora da escola que atende 475 alunos.

RUAN CUNHA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário