CONVERSA AFIADA

Vereador RODRIGO ZAELI do PSDB-MT

Vereador RODRIGO ZAELI do PSDB-MT
Câmara Municipal de Rondonópolis R. Cafelândia, 434 – La Salle, Rondonópolis – MT, 78710-050 (66) 3422.7554 | (66) 99900.5757 atendimento@rodrigodazaeli.com.br

"Todos no combate a Dengue"

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi, 6 - Centro Político Administrativo, Cuiabá - MT, 78049-901 Telefone: (65) 3313-6900

TCE MT GESTÃO NOTA 10

terça-feira, 5 de setembro de 2017

"Secretária apresenta propostas para ampliação da rede de atenção à saúde buca"

Visando ampliar o atendimento odontológico preventivo à população cuiabana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou um balanço dos trabalhos desenvolvidos desde o início da gestão Emanuel Pinheiro e o projeto elaborado para o fortalecimento dos serviços na atenção básica. As informações fazem parte de um relatório apresentado na Câmara Municipal, durante audiência pública convocada pelo vereador Paulo Araújo e realizada nesta segunda-feira (04) . Atualmente, Cuiabá possui 67 unidades do Programa Saúde da Família (PSF). Destas, 11 possuem equipes de saúde bucal.
Com a abertura de 19 frentes de trabalho para ampliação e reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBS), a proposta é de que em todas sejam implantadas equipes, triplicando o quadro assistencial. “Esse indicativo significa a melhoria na principal estratégia, que é a prevenção. Não tenho dúvidas que teremos um ganho significativo, pois a básica é a porta de entrada desses pacientes”, analisou Paulo Araújo. No modelo atual, o atendimento odontológico na Capital é realizado, em sua grande maioria, nas policlínicas e nas duas UPA - Norte e Sul, onde são atendidos os casos de urgência e emergência. Com a proposta de expansão em cerca de 50 novas UBS durante a atual gestão, a expectativa é de inversão da atual política de assistência em saúde no Município, cujo foco passará a ser a prevenção. Em sua fala durante a audiência, o coordenador de Saúde Bucal da SMS, Renê Lara lembrou a retomada do programa “Crescer Sorrindo”, que já atendeu em 2017 a mais de 11 mil crianças das redes Municipal e Estadual de Ensino com escovação assistida, orientações acerca da higiene bucal e distribuição de kits. “Esta é a prova de que o nosso foco é a educação em saúde e a disseminação de uma cultura que prioriza a prevenção. Sabemos que este é um investimento que trará resultados em longo prazo”, destacou. A secretária Municipal de Saúde, Elizeth Araújo, lembrou da necessidade de se trabalhar a saúde de forma sistematizada e, para isso, destacou a importância da reestruturação dos serviços de saúde bucal pela qual passa o Município atualmente. Da mesma forma, a diretora da Atenção Básica, Larissa Kichmel, lembrou da contratação imediata de 28 auxiliares de consultório, com o intuito de reforçar as equipes existentes, além de atender às novas frentes de trabalho.

HUGO FERNANDES
Davi C Valle

Nenhum comentário:

Postar um comentário