Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 24 de outubro de 2017

ANGOLA: "Isabel dos Santos tem de ser exonerada", defende jurista

defaultO jurista Albano Pedro diz que a exoneração de Isabel dos Santos da presidência da Sonangol é fundamental se Angola quiser combater os interesses econômicos instalados e os grandes monopólios. O recém-eleito Presidente João Lourenço prometeu combater a corrupção tanto na campanha eleitoral como no discurso sobre o estado da Nação. Alguns observadores mostram-se supreendidos com o facto do atual chefe de Estado ter já tomado medidas para combater a falta de transparência no país, referindo-se, por exemplo, à recente exoneração do secretário dos Assuntos Econômicos da Presidência, Carlos Aires da Fonseca Panzo, com base em alegações das autoridades suíças que poderão dar origem a crimes face à lei suíça e angolana. Mas para Albano Pedro, que é jurista e professor universitário na Universidade Gregório Semedo em Luanda, "isto não é sinal nenhum de combate à corrupção".DW África: O Presidente de Angola, João Lourenço, está a levar a sério a promessa de acabar com a corrupção? Vai, de facto, tomar medidas concretas nesse sentido?
Albano Pedro (AP): Até agora, o que sabemos é que tudo não passou de discursos. Tivemos um discurso durante a campanha e esperamos que esse discurso fosse confirmado no discurso à nação. Felizmente foi, o que demonstra que o Presidente eleito está de facto determinado e que aquilo que foi prometido na campanha eleitoral vem de um projeto sério e não de um jogo de campanha. DW África: Desde que João Lourenço tomou o poder já houve algumas alterações, como a rápida exoneração de Carlos Aires da Fonseca Panzo, secretário dos Assuntos Econômicos da Presidência, e também algumas mudanças no GRECIMA. São indícios de que João Lourenço está a cumprir a tarefa de combater a corrupção? AP: Para mim isto é um mero indício do ajustamento de uma máquina que concilia os interesses do Presidente cessante e de João Lourenço. Isto não é sinal nenhum de combate à corrupção. Aliás, se fosse, ele teria de mudar as figuras praticamente todas. Vimos que até agora não mexeu no Governador do Banco Nacional de Angola, nem no Ministro das Finanças. DW África: É sabido que João Lourenço depende da máquina do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), ainda liderado por José Eduardo dos Santos. É por isso que João Lourenço não toca nos interesses dos grandes do partido e nos próprios familiares do Presidente cessante? AP: Penso que a questão de mexer ou não é uma questão de concertação interna. De outra forma nós estaríamos perante um Presidente que estaria a querer dar um tiro no seu próprio pé e a combater a sua própria organização. DW África: Será que João Lourenço está de facto determinado em combater os interesses econômicos instalados e os vários monopólios em Angola? AP: Percebemos que ele está disposto a quebrar certos monopólios. Ele falou no monopólio do cimento, entre outros, que sabemos que são monopólios dominados por pessoas ligadas ao poder e não vale a pena citar nomes. Quando ele diz que os vai combater, estou convencido que ele teve uma concertação interna nesse sentido. É como se o Presidente anterior tivesse descartado a função de repor a realidade e a tivesse transferido para o novo Presidente. DW África: Há quem defenda que o Presidente deve recolocar a Sonangol ao serviço dos interesses do país, exonerando Isabel dos Santos. AP: Para mim a questão da exoneração de Isabel dos Santos é fundamental. Não por causa da capacidade para gerir a Sonangol, mas por causa dos milhares de interesses que ela tem na economia angolana. Basta notarmos que ela é a pequena sombra por detrás dos grandes monopólios que Angola tem: o monopólio do cimento, das telefonias móveis, dos combustíveis… Ela tem uma presença permanente. Essa confusão entre a gestão pública e a gestão privada só pode ser desfeita se ela for afastada da Sonangol. Portanto, ela tem de ser exonerada, é indubitável. DW África: Acha que reina o medo entra as figuras do passado: entre os que enriqueceram à custa do erário público?
AP: Evidentemente, porque as pessoas não têm alternativa. As pessoas não conseguem ver novas formas lícitas de enriquecimento para as quais se possam desviar e então reina o medo. Reina o medo de serem punidos, de perderem oportunidades, de não conseguirem novas formas de enriquecimento. E o que vão fazer? Vão aperfeiçoar os mecanismos, porque não vão querer empobrecer.
António Cascais/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos