Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

"SAÚDE BUCAL: Profissionais da Odontologia alertam sobre projeto de lei que os proíbe de realizarem raio-X"

O exercício pleno da profissão dos cirurgiões-dentistas e dos técnicos em saúde bucal está ameaçado pelo projeto de lei nº. 3.661/2012, de autoria do senador Paulo Paim. É o que avalia o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT). Caso o projeto de lei seja aprovado os profissionais da Odontologia serão impedidos de realizar radiografias (raio-X), sendo exigida a presença de um técnico em radiologia para efetuar esses exames. O presidente do CRO-MT, Luiz Evaristo Ricci Volpato, esclarece que, de acordo com a Lei nº 5.081/1966 – que regula o exercício da Odontologia – é de competência do cirurgião-dentista manter aparelhos de raio-x para diagnósticos, bem como os Técnicos de Saúde Bucal (TSB), que também são aptos a realizar tomadas. “Transformar o manuseio destes aparelhos em uma atividade exclusiva dos radiologistas é um absurdo. É inviável que cada vez que o cirurgião-dentista precise realizar o exame seja necessária a presença de um radiologista. E como ficam os municípios menores, onde esses profissionais não estão presentes?", questiona Volpato. O presidente do CRO-MT explica que o raio-X é fundamental para avaliações periodônticas, diagnósticos ortodônticos, tratamentos de canal, além de cirurgias. Conforme ele, se este direito for retirado dos profissionais da Odontologia, o atendimento aos pacientes ficará mais lento, mais caro e mais burocrático.
CONSELHO FEDERAL – Para assegurar o direito dos profissionais da Odontologia, bem como para garantir o acesso da população aos serviços públicos de saúde bucal, o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale, está articulando para a criação da Frente Parlamentar da Odontologia. A ação conta com o apoio do CRO-MT, que vai mobilizar a Bancada de Mato Grosso no Congresso Federal. “O CFO está se dedicando para mobilizar toda a categoria, e sensibilizar os parlamentares, para que não sejam retirados direitos garantidos aos cirurgiões-dentistas e aos técnicos em saúde bucal”, concluiu Vale. Conforme o presidente do CFO, os exames de raio X fazem parte do cotidiano das clínicas e consultórios odontológicos e foram incorporados à rotina dos cirurgiões-dentistas como uma habilidade profissional. A radiologia faz parte da grade curricular da formação acadêmica do cirurgião-dentista. Recentemente Juliano Vale participou de uma Audiência Pública da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, em Brasília, para pedir a exclusão da radiologia odontológica como atividade exclusiva de técnicos e tecnólogos da área e de bacharéis em Ciências Radiológicas. “Os raios-X fazem parte da competência profissional do cirurgião-dentista e do técnico em saúde bucal. Não faz sentido, portanto, tornar a radiologia odontológica uma prerrogativa dos técnicos da área”, disse.


ZF Press – Assessoria de imprensa do CRO-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos