Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 14 de novembro de 2017

"Pauta de parlamentares brasileiros na COP-23 prioriza reforço orçamentário na área ambiental"

Ao participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, Nilto Tatto, quer chamar a atenção internacional para cortes orçamentários do governo brasileiro que podem comprometer as metas ambientais.
Will Shutter/Câmara dos Deputados
Audiência oública sobre os cortes orçamentários para 2018 no PLN 20/17. Dep. Nilto Tatto (PT - SP)
Nilto Tatto: intenção é pressionar o governo a cumprir metas ambientais
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-23), que ocorre em Bonn, na Alemanha, tem uma semana decisiva. Até sexta-feira (17), os governantes mundiais têm a missão de firmar consensos para implementar o Acordo de Paris, com a meta de manter o aumento da temperatura média do planeta abaixo dos 2 graus Celsius. Várias reuniões paralelas sobre o tema também ocorrem em Bonn.
Na quarta-feira (15), o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, deputado Nilto Tatto (PT-SP), vai participar de um encontro internacional entre parlamentares e sociedade civil. Apesar das metas ambiciosas do Brasil de reduzir 37% das emissões de gases do efeito estufa até 2025, Tatto quer chamar a atenção internacional para cortes orçamentários do governo brasileiro que, segundo ele, comprometem as metas ambientais.

"A minha expectativa quanto a esse encontro é que juntos possamos ter uma agenda de pressão ao governo Temer para que retome a demarcação de terras indígenas e de territórios quilombolas e o programa de reforma agrária; paralise esse processo de revisão de unidades de conservação; não flexibilize o licenciamento ambiental dos empreendimentos, principalmente na área de agricultura; e reponha o orçamento para as políticas da agroecologia e de fiscalização em relação ao desmatamento", disse o deputado.
No último domingo (12), durante reunião da União Interparlamentar, a secretária-geral da COP-23, Patrícia Espinosa, reforçou a tese de que leis nacionais são fundamentais para o cumprimento das metas de combate ao aquecimento global.
Desafio
O presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas, senador Jorge Vianna (PT-AC), defendeu, em Bonn, metas ainda mais ousadas para todos os países. "O mundo inteiro vive um tremendo desafio. Se nós cumprirmos tudo o que assumimos no Acordo de Paris, mesmo assim a temperatura do planeta vai se alterar em mais de 1,5 grau e nós vamos ter consequências gravíssimas nas cidades, especialmente em regiões como a brasileira, que é uma região tropical mais sensível. Sinceramente, eu acho que temos de repactuar os compromissos e ir muito além do Acordo de Paris, de 2015. O único grande consenso na comunidade científica é que a alteração da temperatura do planeta e os eventos extremos são consequência da atividade humana", afirmou Vianna, em entrevista à Rádio Senado.

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, chegou à COP-23 com a mensagem de que o Brasil está fazendo a lição de casa, com queda nas taxas de desmatamento (16%), aumento no número de unidades de conservação e conclusão do processo de cadastramento das propriedades rurais.
Representantes de vários estados da Amazônia Legal vão aproveitar a conferência da ONU para assinar convênios de apoio a comunidades tradicionais nas ações de preservação florestal.
Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Pierre Triboli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos