Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

'Um ano do vazamento em Barcarena"

Neste fim de semana fez um ano que resíduos de bauxita da mineradora Hydro Alunorte foram despejados para o meio ambiente depois de chuvas fortes em Barcarena, no Pará. Embora os laudos da Secretaria de Meio Ambiente negassem qualquer problema, dias depois o Instituto Evandro Chagas testou amostras de água e comprovou que havia contaminação. E vistorias ainda encontraram dutos clandestino que levavam resíduos poluentes a cursos d'água. O Movimento dos Atingidos por Barragens estima que haja entre 15 e 20 mil famílias atingidas, já que as bacias contaminadas atendem a muitas comunidades. Mas só foram reconhecidas e cadastradas 1,5 mil famílias a partir do Termo de Ajustamento de Conduta, assinado em setembro. Desde então, elas estão recebendo um cupom com um valor mensal, mas só por cinco meses (já está acabando). A Hydro diz respeitar o Termo, que, afinal, não estabelecia o número de famílias que seriam atendidas. Na sexta, houve uma audiência pública para avaliar o documento, e o MPF anunciou que esse número deve subir.
Em janeiro, a empresa entrou com uma ação contra Marcelo Lima, pesquisador do IEC, alegando crime contra a honra por conta de entrevistas que ele deu à época sobre os resultados da pesquisa que comprovavam a contaminação. No último dia 7, o MPF enviou parecer rejeitando a queixa.
A tragédia aniversariante não é novidade na região. Em 20 anos, foram 24 desastres. É "uma contaminação continuada que se reflete na queda de cabelo das pessoas, nas doenças gastrointestinais, nas doenças de pele, em aparecimento de cânceres estranhos”, diz o deputado Carlos Bordalo (PT). Em 2009, a Hydro foi multada pelo Ibama em R$ 5 milhões, também por vazamento de rejeitos em Barcarena, mas recorreu e até hoje não pagou.
A informação é publicada por Outra Saúde e Caminho Político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos