Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 17 de março de 2019

"Opinião: "Caso Marielle, dia 14 e o papel do jornalismo", por Luiz Claudio Ferreira"

O próximo 14 de março, passado o Carnaval e a série de tragédias desse começo de 2019, está agendado para a imprensa voltar a uma história ainda sem respostas. Na madrugada daquele dia de 2018, a vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (que pautou o mandato pela defesa dos direitos humanos), e o motorista Anderson Gomes foram assassinados na região central da cidade. Um ano depois, há muito mais dúvidas do que certezas sobre o crime que ganhou repercussão internacional. Um problema é que a grande mídia pode ter ficado, de forma preponderante, à espera das investigações oficiais e os materiais, em geral, apresentaram viés declaratório e dependentes de declarações assemelhadas a enigmas.

Como amostragem, separamos aqui alguns períodos para observação. O primeiro compreende as publicações do dia 22 de junho, quando o crime completou 100 dias. O tom das coberturas do Extra, da Agência Brasil e do Huffpost apontam apenas para retrospectivas do andamento da investigação policial.
Pouco antes, em 13 de maio, uma revelação do Fantástico trouxe que o vereador Marcello Siciliano (apontado por testemunha como um dos responsáveis pelo assassinato da vereadora) tinha conversas com milicianos. O vereador nega qualquer envolvimento no crime. A notícia pautou outros veículos sobre o tema, mas a investigação jornalística não andou.
No dia 31 de agosto, o El Pais apontava que a demora por uma solução era maior do que de outros crimes semelhantes.
No dia 18 de dezembro, o miliciano “Renatinho Problema” foi preso acusado de atuar com o chefe Orlando Curicica. Ainda não foram apresentadas provas das relações entre os suspeitos e a morte da vereadora e do motorista. G1, UOL e outros portais trouxeram a novidade, mas também não há novas informações por esses portais nos dias que se seguiram.
Vez por outra, os jornalistas receberam migalhas de informação: o crime, segundo a polícia, teria relação com milicianos incomodados com a atuação da parlamentar contra a grilagem de terras. Uma reportagem da Folha de S.Paulo em dezembro trouxe o deputado federal Marcelo Freixo considerando improvável essa versão.
Outro informe é que teria havido obstrução nas investigações por parte de policiais. Em fevereiro deste ano, a Polícia Federal entrou na história e buscou provas sobre isso, conforme a imprensa relatou. Mas a falta de respostas sobre a autoria ainda está sobre os ombros da Polícia Civil.
Como o caso corre em segredo de justiça, o tom da cobertura tem sido o de espanto diante da falta de conclusão. Os jornalistas ficam na expectativa de um próximo anúncio, uma próxima coletiva e de uma data redonda que faça com que os responsáveis pelas investigações apareçam para falar.
No entanto, é necessário recordar que o jornalismo brasileiro, mesmo em meio à crise econômica, recessão e quebradeira de veículos, tem tradição no gênero investigativo. Estar refém dos anúncios policiais há um ano demonstra um desconhecimento em relação ao modus operandi das milícias e também sobre a atuação da parlamentar morta. Há exceções, como em uma tentativa da BBC em explicar como agem as milícias, mas essa não tem sido a regra.
É sabido que a investigação jornalística não substitui a ação policial. E, claro, que o campo das especulações pode muito mais atrapalhar do que ajudar. Pior ainda seria ligar, por ânsia de furos, de cliques ou de audiência, o crime a pessoas que podem ser inocentes. O que o jornalismo pode fazer diferente é mergulhar em todas as pistas que os policiais trazem com as câmeras ligadas ou em off. O público brasileiro pouco sabe sobre milicianos envolvidos em grilagem de terra e também não foi apresentado a como Marielle pode ter incomodado os assassinos. As instituições policiais vigoram como as fontes-rainhas dessa história. Nesse contexto, a imprensa não pode só esperar passiva por novidades a cada dia 14, por especulações ou entrevistas agendadas.
Luiz Claudio Ferreira - Professor de jornalismo do UniCEUB, em Brasília, há 14 anos. Mestre em Comunicação e doutorando em Literatura. Tem passagens por redações de jornais, TV, revista e agência de notícias. Atualmente trabalha também na Empresa Brasil de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos