Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 18 de junho de 2019

"Gustavo Montezano assumirá o BNDES"

Sede do BNDES no Rio de JaneiroIndicado por Paulo Guedes, engenheiro e economista atua na Secretaria de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia. Ele substituirá Joaquim Levy, que deixou cargo após reprimenda de Bolsonaro. O engenheiro e economista Gustavo Henrique Moreira Montezano foi indicado nesta segunda-feira (17/06) para assumir a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ele foi escolhido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, para substituir Joaquim Levy. O ex-chefe do banco de desenvolvimento pediu demissão após uma reprimenda pública do presidente Jair Bolsonaro, que chegou a dizer que Levy estaria com "a cabeça a prêmio". Formado em engenharia pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e mestre em economia, Montezano era secretário especial adjunto da Secretaria de Desestatização e Desinvestimento, do Ministério da Economia.
Antes de atuar no governo, Montezano trabalhou no mercado financeiro. Foi sócio-diretor do Banco Pactual, trabalhando em Londres e em São Paulo, e começou carreira como analista do Opportunity.
Levy deixou o comando do BNDES no domingo, após um embate público com o Planalto. O motivo da reprimenda pública, segundo Bolsonaro, foi a nomeação por Levy do executivo Marcos Barbosa Pinto para a diretoria de Mercado de Capitais do BNDES. O presidente exigiu a demissão de Pinto.
Barbosa Pinto foi assessor do BNDES entre 2004 e 2006, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva e chefe de gabinete de Demian Fiocca à época em que este chefiou o banco. Ele também presidiu a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) entre 2007 e 2010 – também no governo Lula – e foi sócio da Gávea Investimentos, uma gestora de recursos fundada por Armínio Fraga, presidente do Banco Central no governo Fernando Henrique.
CN/ots/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário