Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 13 de abril de 2012

"Bolsonaro apresenta representação contra Erundina"


O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) protocolou nesta quarta-feira (11), na Presidência da Câmara, representação contra a deputada Luiza Erundina (PSB-SP). Ele pediu a apuração de fatos ocorridos em reuniões da Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça, presidida por Erundina.
De acordo com Bolsonaro, ele teria sido impedido de ter acesso a um documento com os nomes dos depoentes de uma reunião fechada que a comissão promoveu no último dia 3 com participantes da Guerrilha do Araguaia. Além disso, Bolsonaro alega que Erundina o impediu de se pronunciar em outra reunião do colegiado, na segunda-feira (10).
O deputado pediu a apuração dos fatos e o acesso às notas taquigráficas das reuniões. Além disso, ele solicitou que a Presidência da Câmara adote outros procedimentos que julgar necessários, como a tomada de depoimentos e a aplicação de sanções previstas no Código de Ética e Decoro Parlamentar.
Argumentos
Por outro lado, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, à qual a Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça é vinculada, já pediu à Corregedoria a abertura de processo por quebra de decoro parlamentar contra Bolsonaro, por fatos relativos à mesma reunião do dia 3. Segundo o presidente da comissão, deputado Domingos Dutra (PT-MA), Bolsonaro teria tentado obstruir os trabalhos da reunião e intimidar os depoentes.

A deputada Luiza Erundina também acusou Bolsonaro de tumultuar os trabalhos. Segundo ela, a reunião do dia 3 foi fechada para proteger os depoentes, que teriam sofrido ameaças de morte. Bolsonaro, por sua vez, disse que não tumultuou a reunião e apenas tentou ter acesso aos nomes dos depoentes.
Procurada pela reportagem, Erundina não quis se pronunciar sobre a representação de Bolsonaro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário