Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

segunda-feira, 30 de julho de 2012

"Carlos Brito promete recriar o IPDU e reestruturar a Amaes"

O candidato à prefeitura de Cuiabá, Carlos Brito (PSD), da coligação “Sentimento Cuiabano”, prometeu reativar o Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento Urbano (IPDU), extinto pela atual gestão e transformado na Secretaria de Desenvolvimento Urbano. A declaração ocorreu durante uma reunião do postulante a prefeito com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT), Juares Samaniego.
 
Brito lembrou que muitas das obras atualmente em execução na Capital tiveram a sua origem no IPDU. Presidente do Crea, Juares Samaniego, destacou a capacidade técnica dos profissionais de 26 entidades ligadas ao Crea-MT. “A gente quer contribuir com a população”, acrescentou Samaniego, também engenheiro civil.
 
O candidato social-democrata destacou várias parcerias que podem ser feitas, entre o Crea e a prefeitura, por meio de cooperação técnica. “A prefeitura sozinha não pode chegar em todas as obras públicas, obras privadas e a mobilidade urbana. “Ter um Crea como parceiro é encontrar um caminho para o exercício da transparência e da sustentabilidade”, disse Brito.
 
Juares também apontou a necessidade de o gestor público indicar pessoas com perfil técnico às secretarias. Conforme ele, mesmo que se tenha um secretário por indicação política, é interessante ter na secretaria um técnico com conhecimento neste setor.
 
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, conforme Brito, também terá uma papel decisivo na sua gestão e com a participação efetiva de profissionais indicados pelo Crea. Outra questão também tratada foi a da região metropolitana. O candidato espera contar com a entidade para retomar efetivamente a implantação do Aglomerado Urbano.A reunião técnica teve a participação do Eng.Sanitarista Jesse Barros,o qual foi por cinco anos chefe de gabinete do CREA-MT e atual presidente da AESA-MT,Associação dos Eng.Sanitaristas e Ambientais de MT.
 
Brito citou alguns dos projetos que pretende implementar na prefeitura, como uma fábrica de praças, ou seja, ampliar os espaços físicos para a população, seja para o esporte, lazer, entre outras ocupações. Neste caso, os equipamentos poderiam ser construídos em série. Ele acrescentou ainda que os parques e praças de Cuiabá precisam ser requalificados.
 
Agência Reguladora
 
Brito também prometeu, se eleito, fortalecer a Agência Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (Amaes) para que possa efetivamente cumprir a sua responsabilidade de fiscalização e acompanhar os serviços de água e esgoto da Capital, hoje sob o controle da CAB Cuiabá.
 
O presidente do Crea apontou para o candidato a necessidade de se fazer mudanças na reestruturação da Agência, já que nesta formatação qualquer decisão fica restrita à presidente e o conselho que atua junto a Amaes não tem direito a voto.
 
“O Crea pede a reestruturação da Agência”, disse Juares Samaniego. “Nós queremos uma Agência forte no seu papel de regular”, acrescentou Carlos Brito. Ele defendeu também que o Crea pode ajudar a prefeitura em ações como monitorar o plano diretor que a CAB terá que apresentar até outubro próximo, como também no plano de saneamento da prefeitura de Cuiabá.
 
Após a concessão pública da Sanecap para a CAB Cuiabá, Brito diz que é preciso agora a Agência Reguladora cobrar as obrigações da concessionária para fazer cumprir o contrato. O social-democrata também quer uma completa revisão em todas as taxas cobradas pela CAB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário