Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

quinta-feira, 26 de julho de 2012

"O profissional do campo e o Receituário Agrônomico"

A principal preocupação de toda humanidade neste século é com certeza a conservação do meio ambiente, somada à necessidade de produzir alimento para mais de 7 bilhões de seres humanos e
produzir com qualidade, sem destruir o nosso planeta.

Fala-se muito em ecologia, mas na maioria das vezes emotivamente, deixando de lado a razão. Em outras palavras, o uso da tecnologia é a única saída que temos para recuperar, preservar e produzir
alimentos com qualidade.

Nesse sentido, consciente da legislação vigente, que regulamenta as obrigações e atribuições do Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Florestal e Engenheiro Agrícola, é que este Conselho, através da Lei Federal nº.5.194/66, vem lembrar o Produtor Rural da obrigação legal, quanto à necessidade do profissional responsabilizar-se pelas atividades de produção desenvolvidas em seu imóvel rural.

Ao promover essa conscientização o CREA-MT cumpre lei e racionalmente defende o meio ambiente, no sentido de preservar nossos recursos naturais, produzindo alimentos com qualidade, entregando às gerações futuras um país melhor e mais saudável.

Só há uma forma de garantir essas condições: produzir com eficiência, eficácia e de maneira sustentável. Quem pode projetar, orientar e acompanhar os processos produtivos são os profissionais legalmente habilitados, por possuírem o recurso necessário que é o conhecimento e ferramentas legais e fundamentais, como a receita agronômica, o plano de manejo, entre outros.

A meta de ação do CREA-MT, através da fiscalização, é assegurar que todos os empreendimentos agropecuários, agroindustriais e florestais sejam assistidos tecnicamente por profissionais habilitados dentro de suas atribuições legais, e assegurar a correta utilização dos insumos e recursos naturais, garantindo a obtenção de produtos alimentícios de qualidade, com sustentabilidade.

Lembramos ao produtor rural que a aplicação da lei não representa mais custos ao produtor, já que o uso da tecnologia representa maior produtividade e maior renda. Dessa forma, os produtores rurais que estiverem produzindo é necessário a contratação de um profissional responsável pela produção. Se o produtor for classificado como Produtor Rural Familiar, solicitamos buscar a assistência junto aos órgãos governamentais de extensão rural.

Produtor, o Crea-MT está sempre à disposição para esclarecimentos técnicos e orientações.

Juares Silveira Samaneigo Presidente do Crea-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário