Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

"Brito pede contribuição do Trade Turístico para plano de governo e gestão"

O candidato à prefeitura de Cuiabá pelo PSD, Carlos Brito 55, abriu hoje uma discussão com o Trade Turístico para contemplar o setor no seu plano de governo e, consequentemente, na eventual administração municipal.

Após ouvir as reivindicações para o setor, Brito assegurou aos representantes que vai consultar o Trade antes de indicar o futuro secretário de Turismo, caso eleito, e ainda propôs que eles contribuam para aperfeiçoar o plano de governo.

O social-democrata reafirmou que o plano de governo está aberto e sugeriu ao Trade avaliar desde a questão estrutural da Secretaria, a exemplo de criar uma autarquia para substituir o atual modelo ou ações para melhorar o desempenho da pasta, que apresenta uma série de dificuldades, conforme atesta o Trade.

“Sabemos que Carlos Brito é uma pessoa batalhadora e acreditamos muito no seu potencial e por isso nos chamamos aqui para entregar o documento”, disse o presidente do Trade, Luiz Carlos Nigro. A maioria das reivindicações é de conhecimento do social-democrata.

Segundo representantes do Trade, as propostas são para levar Cuiabá a um melhor patamar na área de turismo. “Ao criar opções para o turismo, se cria alternativas também para a sociedade”, disse Nigro.

“Sempre somos ouvidos, mas não participamos das decisões”, disse Jaime Okamura, integrante do Trade e candidato a vereador por Cuiabá. “O prefeito tem que saber do que acontece e ter a qualidade de ser bem assessorado com bons técnicos”, acrescentou Luiz Verdum, também membro do Trade.

Brito ressaltou a necessidade resolver a pendência da Salgadeira, no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, porém pertence a Cuiabá e que está fechada para turistas e visitações. “Nós temos a decisão política do vamos fazer”, salientou o candidato social-democrata, que propôs parcerias com o setor.

Também membro do Trade, o empresário Francisco Chagas disse que entre os candidatos à prefeitura, ouvidos pelo setor, “Carlos Brito é de longe o que tem mais conhecimento da cidade”.

Anexo a íntegra do documento do Trade Turístico entregue para  o candidato do PSD, Carlos Brito:

Termo de compromisso dos candidatos a prefeito de Cuiabá com o Trade Turístico de Cuiabá.

O Trade Turístico de Cuiabá, aproveitando o momento eleitoral propício para discussões de novas ideias e implantação de novos rumos para a economia da capital de Mato Grosso, vem apresentar propostas e reivindicações do setor, para serem contempladas no vosso plano de governo.
De um lado o candidato se compromete a implantar as propostas aqui apresentadas em seu plano de governo e do outro lado, o Trade Turístico de Cuiabá se compromete a participar acompanhar e contribuir para que estas propostas sejam implantadas.

Propostas:
Políticas de Incentivos ao Turismo
·        Definir dentro do orçamento anual da Prefeitura Municipal de Cuiabá uma verba de R$ 100.000,00 (Cem mil reais) para a Fundação Pantanal Convention Bureau; órgão responsável pela captação de grandes eventos para Cuiabá.
·        Redução dos 5% de ISSQN para 2% aos setores ligados ao turismo, sendo: agências de viagens, agências de receptivos, operadoras turísticas, organizadores de eventos, montadoras de estandes e demais integrantes diretos da cadeia produtiva do turismo.
·        Fortalecer a Secretaria Municipal de Turismo em termos de orçamento e em contratação de técnicos capacitados. Transformando a mesma em uma secretaria de primeira linha.
·        Criar uma política municipal de Apoio a Captação de Eventos.
·        Transversalidade entre as demais secretarias municipais e a secretaria de turismo.

Estrutura:
·        Manutenção permanente do CAT – Centro de Atendimento ao Turista – com recursos de pessoal, materiais gráficos de divulgação, bem como mapas, folders, cartilhas, etc., em pelo menos três idiomas.
·        Definição oficial dos Pontos Turísticos da Capital.
·        Manutenção destes pontos turísticos, incluindo sinalização, estacionamento para ônibus e VANS e comercialização de artesanato. Estruturar os atrativos turísticos já existentes na capital antes de se falar na construção de novos. Incluindo a Salgadeira.
·        Estipular uma cor padrão para a Cidade de Cuiabá, para a pintura de Prédio Públicos, praças e meio-fio.
·        Construção do autódromo de Cuiabá.
·        Implantação do ônibus de City-Tour.

Promoção e Divulgação:
·        Criação e produção de material promocional em 03 (três) idiomas para divulgação da nossa cidade. Sendo: folder, revistas, site, etc.

Regularização e Normatização:
·        Retirar os “Baguncinhas” irregulares da região central e principais avenidas da capital, bem como, exigir dos demais já estabelecidos o Alvará Sanitário e tudo o mais que é exigido por Lei.
·        Maior rigor na fiscalização dos estabelecimentos ilegais e/ou irregulares com a documentação junto a Prefeitura de Cuiabá.
·        Implantação do serviço de DISK SILÊNCIO 24hs.
·        Legalidade nos Eventos: implantação de fiscalização intensiva junto ás festas alternativas promovidas em chácaras, clubes, associações e residências nos bairros, onde são permitidas a entrada e venda de bebidas alcoólicas a menores e ocorre grande evasão de impostos.

Parceria:
·        Estabelecer parceria com o Trade turístico, consultando o setor antes de sancionar qualquer Lei que atinjam o setor direta ou indiretamente por meio Conselho Municipal de Turismo.

Cuiabá, 10 de Agosto de 2012.

Eu, Carlos Brito me comprometo a inserir estas reivindicações no meu plano de governo, se eleito, trabalhar para pô-las em prática.
_______________________                                                      _______________________
Candidato                                                                                           Trade Turístico

Nenhum comentário:

Postar um comentário