Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

"Estudantes discutem reforma política com parlamentares"

Adolescentes de escolas de Brasília vão apresentar reflexões sobre a necessidade de uma reforma política que fortaleça os mecanismos de participação popular.
Adolescentes de várias escolas do Distrito Federal vão participar, hoje, de café da manhã com deputados da Frente Parlamentar pela Reforma Política com Participação Popular. O encontro, que contará com a presença da coordenadora da frente, deputada Luiza Erundina (PSB-SP), e com o relator da Comissão Especial de Reforma Política, deputado Henrique Fontana (PT-RS), será realizado em instantes no restaurante do Anexo 3 da Câmara dos Deputados.

Os estudantes vão apresentar suas reflexões sobre a necessidade de uma reforma política que fortaleça os mecanismos de participação popular, além de fazer uma entrega simbólica das assinaturas do projeto de lei de iniciativa popular para a reforma do sistema político.


O relatório do deputado Fontana ainda não foi votado pela comissão especial.

Mobilização

Essa é a terceira ação da Mobilização Popular em apoio à Reforma Política, que visa a contribuir para o projeto de iniciativa popular elaborado com a participação da sociedade e sob a responsabilidade da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, rede que agrega  organizações da sociedade civil.


Os estudantes que vão participar do encontro (todos integrantes do Projeto Onda: Adolescentes em Movimento pelos Direitos participaram de oficinas sobre reforma política, onde discutiram temas como: financiamento público de campanha; lista preordenada e relação com a sub-representação no Parlamento; democracia direta; e fim dos privilégios parlamentares. Os adolescentes já produziram vídeos, charges e painéis de grafites sobre a reforma política.

Além disso, durante uma semana os estudantes participaram da mobilização em escolas de várias regiões do DF . Eles já coletaram mais de 600 assinaturas para a proposta de projeto de lei de iniciativa popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário