Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

sábado, 18 de agosto de 2012

"João Carlos Pereira Leite,foi um desembargador, jornalista e político brasileiro."


Filho do coronel do Exército Brasileiro e ex-presidente de Mato Grosso (1892), Luís Benedito Pereira Leite, e D. Ana Jacinta de Sampaio, foi casado com D. Amélia de Cerqueira Caldas, filha de Antônio de Cerqueira CaldasBarão de Diamantino. Era homônimo do seu tio paterno, o major João Carlos Pereira Leitesenhor daJacobina.
Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito de São Paulo em 1889. Retornando á sua terra natal, foi nomeado para exercer o cargo de Procurador Fiscal da Tesouraria da Fazenda. Ingressando em seguida para a magistratura do Estado, exerceu o cargo de Juiz de Direito da Comarcas deSanto Antônio do Rio Abaixo, em 1901 e Poconé, em 1907. Nomeado para o Tribunal da Relação em 1908, aposentou-se em 1914.
Exerceu também o magistério, como professor do Liceu Salesiano São Gonçalo, em Cuiabá, no período áureo daquele estabelecimento, lecionando Historia do Brasil e Historia Universal.
Representou o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, no Congresso Jurídico Brasileiro, em 1908, representou também, o Governo do Estado de Mato Grosso, no Congresso Nacional de História, em 1914, ambos no Rio de Janeiro.
Foi secretário de Estado dos Negócios da Fazenda, Viação, Obras públicas e Agricultura do estado de Santa Catarina (1 de outubrode 1904 até 27 de setembro de 1906), no governo de Lauro Müller. Foi também, procurador-geral do Estado de Mato Grosso (1911-1915), durante a presidência do Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques.
Foi deputado federal por Mato Grosso na legislatura (1915-1926). Em outubro de 1914, na função de procurador-geral do Estado de Mato Grosso e, representando o presidente do Estado de Mato Grosso, Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques, esteve em Campo Grande por ocasião das solenidades de inauguração da ligação dos ramais ferroviários de Porto Esperança à Campo Grande e de Campo Grande a Itapura.
Jornalista de destaque, dirigiu os órgãos políticos O Democrata 1896 e, O Povo 1916, dos quais também foi proprietário. Também dirigiu o jornal A Cruz, órgão da Liga Católica Mato-grossense, de que foi um dos fundadores, todos de Cuiabá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário