Filho do coronel do Exército Brasileiro e ex-presidente de Mato Grosso (1892), Luís Benedito Pereira Leite, e D. Ana Jacinta de Sampaio, foi casado com D. Amélia de Cerqueira Caldas, filha de Antônio de Cerqueira Caldas, Barão de Diamantino. Era homônimo do seu tio paterno, o major João Carlos Pereira Leite, senhor daJacobina.
Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito de São Paulo em 1889. Retornando á sua terra natal, foi nomeado para exercer o cargo de Procurador Fiscal da Tesouraria da Fazenda. Ingressando em seguida para a magistratura do Estado, exerceu o cargo de Juiz de Direito da Comarcas deSanto Antônio do Rio Abaixo, em 1901 e Poconé, em 1907. Nomeado para o Tribunal da Relação em 1908, aposentou-se em 1914.
Exerceu também o magistério, como professor do Liceu Salesiano São Gonçalo, em Cuiabá, no período áureo daquele estabelecimento, lecionando Historia do Brasil e Historia Universal.
Representou o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, no Congresso Jurídico Brasileiro, em 1908, representou também, o Governo do Estado de Mato Grosso, no Congresso Nacional de História, em 1914, ambos no Rio de Janeiro.
Foi secretário de Estado dos Negócios da Fazenda, Viação, Obras públicas e Agricultura do estado de Santa Catarina (1 de outubrode 1904 até 27 de setembro de 1906), no governo de Lauro Müller. Foi também, procurador-geral do Estado de Mato Grosso (1911-1915), durante a presidência do Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques.
Foi deputado federal por Mato Grosso na legislatura (1915-1926). Em outubro de 1914, na função de procurador-geral do Estado de Mato Grosso e, representando o presidente do Estado de Mato Grosso, Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques, esteve em Campo Grande por ocasião das solenidades de inauguração da ligação dos ramais ferroviários de Porto Esperança à Campo Grande e de Campo Grande a Itapura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário