Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

"Osmar Terra: é fundamental investir na primeira infância"


Médico e presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância, o deputado federal Osmar Terra (RS) defende um maior investimento em políticas públicas voltadas para os primeiros anos do desenvolvimento infantil. Em entrevista para o site da Fundação Ulysses Guimarães, ele falou sobre a importância do cuidado com a primeira infância, ações programadas pela frente e proposta de audiência pública sobre o tema na Comissão Especial do Plano Nacional de Educação.
Por que investir na primeira infância?
Osmar Terra - Porque até alguns anos atrás não se tinha dimensão da importância e o impacto para todo o curso da vida que têm os primeiros anos de vida. Hoje se sabe que os sistemas vivos se organizam precocemente para sobreviver. Os animais de uma maneira geral e os seres humanos não são diferentes. Todas as competências básicas para interagir no mundo são adquiridas e formadas pelo estímulo, pela relação com o meio ambiente e pelas propensões genéticas nos três primeiros anos de vida. Uma criança não aprende quando ela entra na escola, ela já aprendeu nos primeiros três anos vida e o seu desempenho vai depender do que aconteceu neste período. A mesma coisa o comportamento dela, se mais agressivo ou antissocial.
Hoje já existem estudos longitudinais na Nova Zelândia, na Irlanda, no Canadá, nos EUA, mostrando o impacto que têm políticas públicas de cuidados na primeira infância com o comportamento futuro. Tem um estudo célebre do prêmio Nobel de economia de 2000, James Heckman, que mostra que para cada dólar investido em políticas públicas de primeira infância, se economizam de US$ 7 a US$ 8 nos vinte anos seguintes. Então é um dinheiro muito bem empregado.
O que torna os primeiros anos de vida especiais no desenvolvimento infantil?
Osmar Terra - Porque o cérebro muda muito rápido, ele forma novas conexões muito rapidamente nesses primeiros anos. Cada imagem, cada cor, cada som que nós ouvimos formam novas conexões no cérebro. O cérebro aprende, forma memória. A criança vem ao mundo como se fosse um ser de outro planeta. Ela não tem a menor ideia de nada, aprende um mundo nos primeiros anos de vida e isso forma uma rede poderosíssima. Uma criança com três anos tem o dobro das conexões do cérebro entre os neurônios do que um adulto de 21 anos. Depois o cérebro vai se especializando, embora ele forme sempre novas conexões, vai diminuindo o ritmo ao longo da vida. Então todos os recursos empregados nesse inicio da vida causam impacto, moldam um individuo que vai ser muito mais competente na escola, vai ter uma escolaridade maior, uma capacidade socioemocional mais desenvolvida e ser um individuo com as diversas formas de inteligências mais aguçadas. Então é muito importante esse período da vida.
O senhor é autor de requerimento para a realização de uma audiência pública sobre esse tema na comissão especial do Plano Nacional de Educação com a presença do professor canadense Richard Tremblay. Qual a importância do trabalho dele nos estudos sobre a primeira infância?
Osmar Terra - O que o Richard Tremblay faz é justamente esse acompanhamento de estudos longitudinais, mostrando períodos críticos da infância, em que a gente pode intervir e prevenir comportamento violento e até dependência química, além de ajudar a criança no futuro, para quando ela entrar na escola ter uma capacidade cognitiva melhor, mais desenvolvida. Hoje ele é a maior autoridade nessa área no mundo e é o chefe de serviço do desenvolvimento infantil da Universidade de Montreal.
Existe alguma pesquisa acessível sobre essa etapa do desenvolvimento infantil?
Osmar Terra - A enciclopédia da primeira infância está disponível em português pela internet no endereço http://www.enciclopedia-crianca.com. Eu acho que todo mundo devia dar uma olhada porque foi feita pelo Comitê de Cientistas, com pesquisadores do mundo todo. Pesquisadores, médicos, cientistas, e toda a sociedade tem acesso gratuito às informações mais recentes que sobre desenvolvimento estudantil. E não só de pesquisa cientifica como de politicas públicas e o que tem sido feito no mundo de interessante por gestores públicos, prefeitos, governadores, secretários.
É preciso ter políticas públicas para a primeira infância?
Osmar Terra - Eu acho que é um novo enfoque para as políticas públicas que nós temos que investir, pois tem impacto importante a longo prazo. Por isso que organizamos aqui no Congresso a Frente Parlamentar da Primeira Infância e estamos trazendo e participando de debates nessa área. O ministro Moreira Franco, nosso companheiro do PMDB, também colocou como prioridade para o governo na Secretaria de Assuntos Estratégicos as politicas de primeira infância para o governo Dilma. Um seminário está sendo organizado em conjunto pela frente parlamentar e a SAE para debater o tema no final de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos