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quinta-feira, 25 de outubro de 2012

"Deputado Eliene Lima quer lei específica para bicicletas elétricas"

Parlamentar de Mato Grosso que pôr fim a falta de regulamentação brasileira das bicicletas motorizadas.

            Tramita na Câmara Federal uma lei que pode põe fim a polêmica envolvendo as chamadas bicicletas elétricas. O texto, de autoria do parlamentar de Mato Grosso, Eliene Lima (PSD), altera a lei de setembro de 1997 do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), ao equiparar as bicicletas motorizadas com as movidas de propulsão humana. 

Essa alteração, de acordo com o autor da lei, dá tranqüilidade aos usuários de bicicletas elétricas ao permitir que eles possam circular sem habilitação específica e sem o risco de serem abordados por agentes de trânsito. 

“Atualmente os que utilizam veículos com velocidade de até 30km/h e com motor de até 400 watts de potência podem levar multa ou demais penalidades devido a falta de uma legislação especifica sobre o assunto”, comenta o deputado federal.

            Em maio deste ano, na cidade do Rio de Janeiro, um ciclista foi multado em R$ 1.700, durante uma fiscalização de trânsito, após os agentes interpretarem que a classificação dos que dirigem uma bicicleta elétrica deve ser a mesma dos que dirigem motos. 

Com isso o usuário do veiculo mais ecologicamente correto da atualidade, recebeu infrações como o de dirigir sem habilitação e sem capacete, e ainda de ter o veículo apreendido.

            “Em países da Europa, os governos incentivam o uso delas. E muitas pessoas têm trocado o carro por bicicleta elétrica. 

É um veículo de fácil locomoção e ocupa menos espaço, além de ser econômico e não poluente. 

Portanto não se pode travar a propagação desse meio de locomoção por falta de uma lei específica”, finaliza Eliene Lima.

Um comentário:

  1. Excelente ideia esta do Deputado Federal Eliene Lima, que acabou tocando em um assunto muito polêmico.O povo está poluindo o planeta, principalmente país emergente como o Brasil, que por falta de investimento em ferrovias, (talvez por pressão de fabricantes/montadoras de caminhões, pneus, etc...) nossos governantes permitiram que as poucas ferrovias existentes, fossem sucateadas. Apesar do governo haver voltado a investir em ferrovias, o processo de construção é muito lento, e a consequência de tudo isso, é o alto custo que os produtos chegam a mesa dos brasileiros. Para falar bem a verdade, hoje não temos ferrovias, nem rodovias. Enquanto o primeiro mundo transita suavemente por rodovias pavimentadas, nós transitamos por asfaltos esburacados e péssimas estradas de terra, principalmente na época de chuvas.

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