Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 20 de março de 2013

"Definidas prioridades para aprimorar sistema de inspeção brasileiro"



Durante as discussões para aprimorar os critérios de desempenho de inspeção e controle microbiológico no processo produtivo de mercadorias de origem animal, por meio da Comissão Científica Consultiva em Microbiologia de Produtos de Origem Animal, formada no âmbito do Ministério da Agricultura (Mapa), foram definidas as prioridades de trabalho. Entre elas, estão a identificação do impacto de prevalência de patógenos (organismos capazes de causar doenças) de carnes bovinas, suínas e embutidos cozidos; além da capacitação do corpo técnico do sistema brasileiro de inspeções e o apoio ao grupo que trabalha no apoio técnico para criação de normativa para a produção agropecuária artesanal.

“A identificação de microorganismos patógenos nos produtos de origem animal permitirá que os programas oficiais apresentem uma abordagem preventiva, possibilitando alcançar as exigências mundiais de segurança de alimentos”, afirmou a coordenadora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Judi Nóbrega.

Também ficou acordado, durante o encontro, que os trabalhos serão realizados por meio de subcomissões. Nos próximos dias, o Mapa irá divulgar os nomes que comporão a comissão. O grupo será composto por membros da academia especializados nas áreas de carnes de ruminantes, equídeos, suídeos, aves, pescados, leite e produtos apícolas.

Criado em janeiro deste ano, o grupo atua no auxílio técnico ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) na revisão e no aperfeiçoamento de programas e análises críticas de resultados laboratoriais. A comissão também vai emitir pareceres e fornecer subsídios técnico-científicos em microbiologia de produtos de origem animal, além de elaborar propostas de normas e procedimentos que contribuam para o aperfeiçoamento da inspeção e atualização do sistema de inspeção.

Japão estuda aumentar importação de milho do Brasil:
                Autoridades japonesas visitaram o Ministério e propriedades no Mato Grosso para conhecer o sistema de produção brasileiro.     
    
 Autoridades agropecuárias do Japão estiveram, esta semana, em Brasília e Mato Grosso para conhecer o sistema de produção e logística envolvendo a cultura do milho. Os japoneses manifestaram interesse em aumentar a compra do produto brasileiro durante reunião no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Segundo o diretor do Departamento de Assuntos Comerciais da Secretaria de Relações Internacionais (DAC/SRI), Benedito Rosa, o Japão está à procura de uma fonte para complementar as importações de milho. “Esse país é dependente do cereal para a fabricação de rações. Diante da estimativa de queda na produção americana, eles estudam a possibilidade de aumentar as importações do nosso milho para garantir o abastecimento interno”, disse.

A comitiva japonesa visitou a cidade de Sorriso (MT), e também propriedades na região. “Nós apresentamos aos japoneses nossa cadeia produtiva e nossos cronogramas de cultivo e colheita. Eles saíram confiantes na parceria”, ressaltou o diretor.

Em 2012, o Japão comprou três milhões de toneladas de milho brasileiro, totalizando US$ 814,6 milhões. A produção do cereal no Brasil também deve aumentar na safra atual. O sexto levantamento de grãos da temporada 2012/2013, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aponta que devem ser colhidas 76 milhões toneladas do produto no País, representando uma evolução de 4,2% em relação ao resultado obtido no ano passado.

Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos