Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 20 de março de 2013

"Lideranças denunciam a Português que índios passam fome"

Representantes de Gaúcha do Norte reivindicam ao deputado do PSD apoio para reverter situação de caos em que estão indígenas de nove etnias em Gaúcha do Norte.

Falta de apoio para indígenas de nove etnias motivou a vinda de lideranças de Gaúcha do Norte (520 km de Cuiabá) para se reunirem com do deputado estadual Airton Português (PSD), na manhã desta quarta-feira (20). A reivindicação é para reforma e manutenção de um imóvel para onde índios são encaminhados quando chegam à busca de tratamento de doenças ou outras atividades.

A vereadora Maria Ivone Morena (PSD), o zootecnista Sidnei Bueno de Miranda e assessor parlamentar Flavio Ferreira da Silva garantem que indígenas passam necessidade quando chegam à busca de tratamento e até se cadastrarem em programas de inclusão social, do governo federal.

Segundo Miranda, o espaço destinado à permanência dos índios em Gaucha é um imóvel alugado pela prefeitura, mas está totalmente deteriorado e sem qualquer condição de abrigar os indígenas. Conforme o zootecnista, os índios também ficam sem alimentação.

SOLUÇÃO

Para reduzir o sofrimento de indígenas, a vereadora teve a ideia de utilizar a Lei do ICMS Ecológico, que destina parte dos impostos recolhidos para aplicação em benefício de indígenas, cujas reservas cheguem a 30% da área dos municípios.

Gaúcha do Norte, segundo a vereadora, chega a cerca de 50% de sua área destinada para indígenas das nações Kamayurá; Waurá; Yawalapati; Nafokuá; Meinako; Aweti; Kuikuru; Kalapalo e Matipu, onde está cerca de 3 mil índios.

De acordo com a vereadora, a Prefeitura de Gaúcha tem à disposição cerca de R$ 200 mil para aplicação em favor dos indígenas, mas ela desconhece os motivos pelos quais o Executivo não utiliza o benefício.

Para efetivar essa parceria, os três buscam mais informações sobre a Lei do ICMS Ecológico  e a forma de como destinar recursos para amparo de indígenas.

Segundo Flávio Ferreira da Silva, os custos para manutenção da casa de apoio chegam a R$ 4 mil por mês, que serão gastos com compra de alimentos e despesas de energia, água, entre outros. A reforma do imóvel é que mais preocupa os representantes é a reforma do imóvel, cujo valor ainda não foi levantado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos