Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sábado, 20 de abril de 2013

"Agricultura aprova seguro de renda para pequeno produtor rural"


A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, na quarta-feira (17), o Projeto de Lei Complementar 57/07, do deputado Beto Faro (PT-PA), que cria o Seguro de Renda Agrícola para agricultores familiares, mini, pequenos e médios produtores rurais.
A proposta institui também o Fundo de Estabilização do Seguro de Renda Agrícola. Pelo projeto, nos casos em que houver perda de safra superior a 20%, os produtores que contrataram o seguro terão direito a indenização. Também serão cobertas perdas por comercialização abaixo dos preços mínimos.
O relator na comissão, deputado Jesus Rodrigues (PT-PI), disse que a aprovação da proposta vai “além do atual modelo de seguro ao propor a instituição de um seguro de renda agrícola destinado à cobertura financeira de riscos de preços e produtividade” de empreendimentos de pequenos agricultores.
Subvenção do Tesouro Nacional 
Segundo o projeto, os prêmios serão subvencionados pelo Tesouro Nacional em diferentes proporções, de acordo com o tipo de propriedade. Para agricultores familiares e mini produtores, a parcela de recursos públicos será de 80%; para pequenos, de 60%; e para os de médio porte, de 40%.

Os recursos restantes virão do pagamento do seguro pelos agricultores e da cooperação com organismos internacionais, compondo o Fundo de Estabilização do Seguro de Renda Agrícola. Só poderão receber os benefícios os agricultores que estiverem em dia com seus compromissos com a União.
Comitê gestor 
De acordo com a proposta, o comitê gestor do Seguro de Renda Agrícola será constituído pelos ministérios da Fazenda; do Meio Ambiente; e da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento. Devem ainda fazer parte do comitê um representante da Organização das Cooperativas do Brasil; um da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil; um da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura; e um da Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil.

O PLP 57/07 tramita em regime de prioridade e está apensado ao PLP 156/00, que institui o Sistema de Apoio ao Seguro Rural, e terá de ser votado em Plenário. O relator defendeu, no entanto, a rejeição do projeto principal e do PLP 27/99, que também cria seguro de renda para agricultor de base familiar prejudicado por eventos climáticos.
Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição – Regina Céli Assumpção

Nenhum comentário:

Postar um comentário