Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 17 de abril de 2013

"Português fala sobre tráfico para militares e civis em Cáceres"


Deputado do PSD vai a Cáceres e discursa no 1º Simpósio de Segurança Pública de MT e 6º Encontro Técnico da Enafron; dezenas de autoridades estavam no evento. 
Com um discurso voltado aos problemas provocados pelo tráfico de drogas, o deputado Airton Português (PSD) falou para um público de ao menos 100 pessoas, a maioria formada por autoridades militares e civis de 11 estados, durante o 1º Simpósio de Segurança Pública na Fronteira de Mato Grosso, que começou nesta terça-feira (16) e se estende até dia 19, em Cáceres. 
Paralelamente ao Simpósio também começou o 6º Encontro Técnico da Enafron (Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras). Participam dos dois encontros representantes do Exército, Marinha, Aeronáutica, polícias federal, rodoviária federal, militar e civil, além de autoridades do AM, AP, RO, MS, PR, RS, AC, RR, PA, SC e militares bolivianos. 
Segundo o deputado Português, que foi a terceira autoridade a discursar, Mato Grosso é reconhecidamente rota do tráfico de drogas para grandes centros do Brasil e até para outros países como Estados Unidos e alguns da Europa. 
Na avaliação do deputado, muitas empresas e indústrias deixam de investir em municípios que estão na linha ou faixa de fronteira justamente por causa do tráfico de drogas e as consequências desse grave delito. “Muitas famílias se desestruturam por causa do consumo ou venda de entorpecentes, pais morrem, filhos também, e isso é muito ruim para nossa sociedade”, afirmou Português. 
O deputado também falou para a secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp), Cristina Gross Villa Nova, a respeito do abaixo-assinado que ele criou para instalação de uma Base Aérea em Cáceres (220 km de Cuiabá), município localizado a apenas 80 quilômetros da fronteira com a Bolívia. 
Português explicou para Cristina Villa Nova que o transporte mais utilizado por traficantes brasileiros é avião. “Eles entram em território brasileiro e jogam a cocaína ou pasta base em áreas já previamente marcadas”, alertou. 
Por isso, explica Português, há necessidade de se instalar uma Base Aérea, porque as mais próximas ficam em Manaus (AM), Campo Grande (MS) e Anápolis (GO). “Para um avião militar chegar aqui demora cerca de 30 minutos e nesse tempo qualquer monomotor já está de volta para a Bolívia”, denunciou. 
Português agradeceu ao convite para participar dos dois eventos e aproveitou para solicitar empenho das autoridades federais para investir mais nos estados que estão na linha de fronteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário