Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 9 de maio de 2013

"Português diz que aumento de repasses à Unemat é uma vitória de todos"


Deputado votou, junto com outros 19 parlamentares, a favor do reajuste que garante até 2,5% até 2018 e para este ano, já estão garantidos 2% para a instituição de ensino em Mato Grosso.
 
A Asssembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou na sessão de quarta-feira (8) a PEC (Projeto de Emenda à Constituição) que já garante o repasse de 2% da receita corrente líquida do Estado para a Unemat para este ano.
 
Vinte deputados presentes na sessão ordinária votaram a favor da proposta.
Com essa aprovação em segunda votação, a PEC 11/2012 já entra em vigor, pois não precisa de assinatura do governador Silval Barbosa (PMDB). A Unemat terá aumento de 0,1% anualmente até 2018, quando será fixado o repasse de 2,5% da receita para a instituição de ensino.
 
Em 2018, recursos da Unemat aumentam de R$ 168 milhões, previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano passado, para aproximadamente R$ 210 milhões.
 
O deputado estadual Airton Português (PSD), que contribui em diversas formas com melhorias para a instituição, avalia que o aumento gradativo de repasses é uma vitória de todo comunidade acadêmica, de estudantes a professores. “Fico feliz por causa dessa aprovação da PEC, já que a Unemat tem história de conquistas desde quando foi criada há cerca de 20 anos”, afirma.
 
Segundo o deputado, a Unemat tem bons programas de ensino e passou a ser referência na praticidade de métodos nos campi de Mato Grosso. A Cidade Universitária está localizada no município de Cáceres (220 km de Cuiabá), onde o deputado Português tem base eleitoral solidificada.
 
Recentemente, o deputado foi um dos que ficou à frente das reivindicações de estudantes do curso de Medicina.
 
Acadêmicos solicitavam mais investimentos e instalação de equipamentos necessários para o aplicação de disciplinas. Português intermediou várias reuniões entre alunos e a reitoria e no final, a vitória foi de todos.
 
O deputado socialdemocrata pode-se dizer que é pioneiro em alavancar o curso de Medicina. Foi ele que apresentou indicação que criou o curso, durante sessão no plenário da Assembleia Legislativa em fevereiro de 2011. Depois, o ato de implantação foi anunciado pelo governador Silval Barbosa no campus da instituição em março do mesmo ano.
 
Essa turma que está no campus de Cáceres é a primeira a ser formada pela instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário