Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 11 de julho de 2013

"Emenda na LDO evita contingenciamento dos recursos da Unemat"


Deputado estadual José Riva (PSD) defendeu a aprovação da emenda apresentada pelas lideranças partidárias. 
Emenda aprovada na votação da Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) nesta quinta-feira (11) na Assembleia Legislativa, impede o contingenciamento dos recursos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) para o próximo ano. 
Na prática, a medida dos deputados estaduais garante o investimento na instituição de ensino para o próximo ano, não permitindo que o Governo do Estado retire recursos da universidade para outras secretarias. 
De autoria das Lideranças Partidárias, a emenda 27 apresentada na LDO foi acatada pelas comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária. 
A emenda foi apresentada para garantir o repasse de 2,1% da receita corrente líquida do Estado para a instituição de ensino no próximo ano, conforme aprovação do Projeto de Emenda à Constituição (PEC) aprovada pelos parlamentares em maio e retificada em julho. 
“O Colegiado se reuniu e decidiu implementar a emenda 27, ratificando que o orçamento da Unemat para 2013 será de 2,1% da receita corrente líquida, inclusive fazendo constar no texto que o orçamento da instituição de ensino não poderá em hipótese alguma ser contingenciado. Não adiantaria aprovar a PEC que estabelece aumento progressivo a receita da universidade e depois o Governo do Estado contingenciar”, disse o deputado estadual José Riva (PSD) ao utilizar a tribuna do legislativo estadual durante a sessão para defender a aprovação da emenda. 
De acordo com Riva, a Unemat poderá fazer o planejamento para estruturar os campi existentes e implantar unidades em Cuiabá e Rondonópolis. “Agora, lutamos pela aprovação da PEC, que é uma vitória para o ensino público, pois a instituição não precisará ficar de ‘pires na mão’, discutindo orçamento com o Governo do Estado”, argumentou. 
A emenda 27 estabelece em seu artigo 18° que o “orçamento da Unemat para 2014 será de 2,1% da receita corrente líquida conforme o que dispõe Emenda Constitucional 66/2013, não podendo em hipótese alguma ser contingenciado”. 
A aprovação da PEC definiu que a Unemat terá aumento de 0,1% anualmente até 2018, quando será fixado o repasse de 2,5% para a instituição. 
Como anteriormente o repasse para a instituição era vinculada a LOA, o orçamento não era garantido. No ano passado, por exemplo, estava previsto R$ 168 milhões, mas R$ 10 milhões foi contingenciado. 
Assessoria de Gabinete

Nenhum comentário:

Postar um comentário