Deputado do PSD vai à reunião realizada em Nova Monte Verde para ver procedimentos para assentados receberem certificação do órgão.
O deputado estadual Airton Português (PSD) recebeu várias reivindicações de pequenos produtores rurais dos municípios Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Novo Horizonte do Norte, neste fim de semana. A maioria solicitou intervenção do parlamentar sobre regularização fundiária. Grande parte dos agricultores é remanescente de assentamentos e precisa de titularidade das terras para acessar créditos rurais.
Em Nova Monte Verde, Português participou de encontro com agricultores da antiga colonizadora Indeco, que vendeu cerca de 40 mil hectares a diversos pequenos produtores. Alguns registraram a escritura em cartórios, mas a maioria ainda não o fez.
Por conta disso, eles não têm acesso a empréstimos de crédito rural, que é um programa de incentivo ao pequeno agricultor. A saída para reverter o quadro, conforme explicou o engenheiro do Incra, Genoíno Magalhães, é obter consultoria de pessoa credenciado no órgão federal e este fazer levantamento das áreas em questão.
Após isso, o agricultor recebe certificação da área e vai ao cartório para obter o título definitivo, já que eles possuem somente uma escritura, mas que não é documento oficial.
Português viajou ao município a convite do superintendente do Incra, Valdir Barranco. Participaram da audiência os agricultores, vereadores e representantes da prefeitura.
Em Nova Bandeirantes, o deputado foi recebido pela prefeita Solange Souza (PSD), e participou de mutirão de cidadania promovido pela prefeitura e secretarias no assentamento Japuranã.
Nesta sexta-feira, o deputado esteve em Novo Horizonte do Norte para verificar como está a situação de alguns assentamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário